terça-feira, 23 de setembro de 2014

Morre o artista plástico Abelardo da Hora

Morreu na manhã nesta terça-feira (23), aos 90 anos, o artista plástico pernambucano Abelardo da Hora. Ele estava internado há pouco mais de um mês, no Hospital Memorial São José no Recife, e sofreu uma insuficiência cardiorrespiratória. Ele foi internado por causa de uma virose e lutou contra uma pneumonia. 

Escultor, desenhista, ceramista, gravador e poeta, Abelardo da Hora era um pernambucano apaixonado pelas artes e trabalhava com frequência temas como as mulheres, o frevo e o maracatu em suas obras. Natural de São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana, Abelardo é autor de mais de 1.800 obras, entre esculturas, cerâmicas e desenhos, muitas delas espalhadas pelo Recife. Na Praça da República, é possível ver o “Monumento aos Heróis de 1817”, enquanto a Rua da Aurora conta com o “Memorial do Frevo”.


Uma das úlitmas peças produzidas por Abelardo foi a escultura ‘O Artilheiro’, que tem cinco metros de altura e é feita em bronze polido. A obra foi inaugurada no dia do aniversário do artista, 31 de julho, em frente à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, onde Abelardo nasceu.

O velório começa às 15h no salão nobre da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). O corpo fica no local até o horário do enterro, que será na quarta-feira (24), às 11h, no Cemitério de Santo Amaro.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário