Advertisement

Facebook

Metformina: Medicamento usado para diabetes pode aumentar expectativa de vida, afirma estudo com 180.000 pessoas

Foto: Reprodução / Pixabay

De acordo com novo estudo, um remédio que é regularmente prescrito para tratar diabetes tipo 2, agora, pode aumentar nossa expectativa de vida.
A pesquisa sugere que a metformina, que controla os níveis de glicose, também pode evitar doenças cardiovasculares e até mesmo câncer, independente do paciente ter diabetes ou não.
Os cientistas que estudaram mais de 180.000 pessoas constataram uma "melhora pequena, mas estatisticamente significativa na sobrevivência" daqueles que tomaram metformina, em comparação àqueles que tomaram outros medicamentos antidiabéticos. Um grupo de pessoas sem diabetes também foi parte do novo estudo.
No entanto, os especialistas disseram que o período de cinco anos e meio que se seguiu ao tratamento foi relativamente curto, considerando que a diabetes pode se agravar com o passar do tempo e está relacionada a uma expectativa de vida mais curta.
O autor principal do estudo, o Professor Craig Currie, da Escola de Medicina da Universidade de Cardiff, afirmou que mais pesquisas sobre os efeitos da metformina em pessoas saudáveis é algo merecido, especialmente pelo fato dessas pessoas terem apresentado efeitos colaterais mínimos. Prescrito na dose mais alta, o medicamento custa um pouco mais de R$ 38,00 por dia, em valores comparativos do Reino Unido.
Ele diz: "Surpreendentemente, os resultados indicam que este medicamento barato e amplamente prescritos pode ter efeitos benéficos, não só em pacientes com diabetes, mas também para as pessoas sem diabetes”.
Craig Currie também acrescentou que a “metformina tem demonstrado possuir benefícios contra o câncer e doenças cardiovasculares. Ela também pode reduzir para um terço as chances de pessoas pré-diabéticas de desenvolverem a doença. Porém, o autor do estudo ressaltou que pacientes com diabetes tipo 2 verão sua saúde deteriorar independente do remédio que utilizarem.”.
"As pessoas perdem, em média, cerca de oito anos a partir de sua expectativa de vida após o desenvolvimento de diabetes. A melhor maneira de evitar a doença por completo é se manter moderadamente magro e praticar alguns exercícios leves regularmente”, acrescentou.
Os dados utilizados no estudo vieram do UK Clinical Practice Research Datalink, a partir da qual os pesquisadores identificaram 78.241 pacientes com prescrição de metformina como tratamento de primeira linha e 12.222 pacientes que haviam sido prescritos com sulfonilureia.
Estes dados foram então comparados com dados de pacientes não diabéticos, utilizando critérios que incluíram idade, sexo, tabagismo e estado clínico, e sua expectativa de vida em comparação.
Os resultados foram publicados na revista Diabetes, Obesity and Metabolism. Eles mostram que o tempo médio de sobrevivência foi 15% menor em pessoas saudáveis em comparação com os diabéticos tratados com metformina, e 38% mais baixo em pacientes diabéticos que fizeram uso de medicamentos mais antigos.
O controle efetivo da glicose em diabéticos é importante na redução do risco de complicações como acidente vascular cerebral ou doença arterial coronariana, e metformina é recomendada como terapia de primeira linha para o diabetes tipo 2. A sulfonilureias deve ser prescrita se a metformina não for apropriada, mas podem acarretar efeitos colaterais.
Para Kevin McConway, professor de Estatística Aplicada da Open University, disse que a aparente diferença na sobrevida entre os diabéticos tratados com metformina e pessoas saudáveis do estudo, foi relativamente pequena e que na verdade pode ter ocorrido devido a outros fatores. Tais como diabéticos provavelmente obtendo um melhor acompanhamento e tratamento para os problemas relacionados com o coração, com resultados potencialmente melhores em curto prazo.
Fonte: DailyMail

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...