Advertisement

Facebook

Festival Moacir Santos acontece no Teatro de Santa Isabel


Figura das mais importantes na música brasileira, o compositor, instrumentista e maestro pernambucano Moacir Santos (1926-2006) é homenageado na segunda edição do Festival Moacir Santos.O evento acontece no Recife, nesta quarta (13) e quinta (14), comshows com músicos brasileiros e estrangeiros no Teatro de Santa Isabel oficina no Conservatório Pernambucano de Música. Também está sendo lançado um livro sobre a vida e obra do maestro Moacir Santos. Entre as atrações do festival, Hubert Laws (EUA), considerado o maior flautista vivo de jazz da atualidade.

Esta é a segunda edição do Festival Moacir Santos, que começou no Recife, no ano passado, e este ano foi ampliado, acontecendo em mais duas cidades. Antes das apresentações no Recife, o Festival Moacir Santos passa pelo Rio de Janeiro (6 a 9 de agosto) e Brasília (10 e 11 de agosto).No festival, será lançado o livroMoacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileiro (Editora Folha Seca), fruto da tese de dourado da flautista Andrea Ernest Dias na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O livro recupera a trajetória do compositor dosando biografia e a análise musical.

Hubert Laws, um dos principais flautistas do jazz americano em todos os tempos, terá como convidados o contrabaixista John Leftwich, de Los Angeles, e os brasileiros Ricardo Silveira (guitarra) e Kiko Freitas (bateria).Laws já se apresentou no Festival Moacir Santos no Rio, executando peças de Moacir Santos e Tom Jobim, e foi aplaudido de pé ao encaixar uma versão jazzística do Prelúdio das Bachianas nº 4.

Também entre as atrações Trio 3-63, formado pela flautista Andrea Ernest Dias, pelo pianista Paulo Braga e pelo percussionista Marcos Suzano.Em seu novo CD, Muacy (Sambatown, 2014), que sai agora no final de agosto, o Trio 3-63 presta uma homenagem ao maestro Moacir Santos. Muacyé uma corruptela do nome de Moacir Santos, como consta em seu registro de batismo. O repertório do show traz clássicos do compositor como Paraíso e Coisa no1 e pérolas inéditas como o mojoTheBeautiful Life, a balada Love Go Down e Sambatango, descobertas durante a pesquisa de doutorado realizada por Andrea no acervo de Moacir Santos, na Califórnia.

A concepção e direção artísticado Festival Moacir Santos são da flautista Andrea Ernest Dias, autora do livroMoacir Santos, ou os caminhos de um músico brasileira, que assina também a curadoria dos shows em parceria com o pianista Paulo Braga.O festival tem o patrocínio do BNDES e do Banco do Brasil.

Sobre Moacir Santos (Flores-1926 * Pasadena-2006) - A obra do compositor, instrumentista e maestro brasileiro Moacir Santos, nascido no Alto Sertão Pernambucano, é reconhecida como uma das mais ricas e originais da música brasileira. Na infância, Moacir tocava nas bandas do sertão. Depois de percorrer diversas cidades e capitais do Nordeste, chegou ao Rio de Janeiro no fim da década de 1940, onde trabalhou na Rádio Nacional. Foi contratado inicialmente como saxofonista, mas pouco depois tornou-se maestro, passando a integrar um time de profissionais do gabarito de Radamés Gnattali e LyrioPanicalli. No auge da bossa nova, foi professor de personagens fundamentais da música popular brasileira, como Baden Powell, Paulo Moura, João Donato, Sergio Mendes e Nara Leão.

Na década de 60, compôs trilhas sonoras para o cinema novo (Ganga Zumba, O Beijo, Os Fuzis e Seara Vermelha) e lançou o seminal LP Coisas. Sua música de maior sucesso, Nanã, foi gravada em centenas de interpretações e é tocada no mundo todo. Em quarenta anos de vida nos Estados Unidos, onde foi morar em 1967 após a ótima repercussão da trilha sonora composta para a produção hollywoodiana Amor no Pacífico, Moacir Santos consolidou sua reputação como compositor e professor. Lançou quatro LPs autorais, três deles pela renomada gravadora Blue Note, e passou a ter seu nome associado a grandes expoentes do jazz, como Horace Silver, Joe Pass, J.J.Jonhson, Frank Rossolino, Gary Foster e Clare Fischer.


Programação do Festival Moacir Santos:

13/08 (quarta)

19h30 Abertura: Banda Sinfônica do Conservatório Pernambucano de Música. Regência: Marcos F.M.

20h Trio 3-63 no show Muacy

21h30 Raul de Souza Quinteto

14/08 (quinta)

10h  Oficina com Trio 3-63 no Conservatório Pernambucano de Música
20h  Pau Brasil
21h30  Hubert Laws e convidados: Ricardo Silveira, Kiko Freitas e John Leftwich

SERVIÇO:
Local dos shows: Teatrode Santa Isabel
Endereço: Praça da República, s/n
Informações: (81) 3355.3323 / 3355.3324
Datas e horários:
13/08 (quarta) às 19h30, 20h e 21h30
14/08 (quinta) às 20h e 21h30
Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia
Classificação etária: livre

Oficina com o Trio 3-63
Local: Conservatório Pernambucano de Música
Endereço: Av. João Barros, 594 – Bairro de Santo Amaro
Data e horário: 14/08 (quinta), às 10h
Site oficial do festival: www.festivalmoacirsantos.art.br

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...