Advertisement

Facebook

CUT quer implantação de Piso Salarial Estadual

Dirigentes da Executiva da CUT-PE estiveram reunidos nessa semana para avaliar e debater sobre o desenvolvimento econômico da regição Nordeste e, sobretudo, do estado de Pernambuco. Um dos temas em pauta foi a implantação do Piso Salarial Estadual, além das reivindicações e propostas que serão entregues aos candidatos ao governo do Estado, através da Plataforma da Classe Trabalhadora.

É importante destacar que a CUT tem assumido ao longo dos anos, a bandeira de luta no enfrentamento dos grandes temas nacionais, principalmente no que se refere aos direitos da classe trabalhadora, reafirmando-se como o principal instrumento de luta dos trabalhadores  e das trabalhadoras do País.
O ano de 2014 é marcado pelo acirramento da disputa de projetos políticos para o Brasil. É fundamental para a classe trabalhadora garantir a continuidade e o  aprofundamento de políticas públicas que fortaleçam o projeto de sociedade democrática, com desenvolvimento sustentável, distribuição de renda, inclusão social e geração de emprego de qualidade. 

Segundo o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o piso salarial estadual além de funcionar como mecanismo de distribuição de renda e melhoria de vida dos trabalhadores, acaba exercendo inclusive, influência em muitos pisos salariais de categorias profissionais estabelecidas, já que os sindicatos dos empregados que possuem piso convencional abaixo do piso estadual, negociam com os sindicatos patronais na busca do aumento do piso da categoria.“O tema não é novo, mas de suma importância para o conjunto dos trabalhadores (as) que, querem aprofundar e analisar essa discussão com mais propriedade”, assinalou. Veras afirmou que é preciso avançar na estratégia  organizativa e de lutas, construindo ações e propostas  para um projeto nacional  de desenvolvimento, consolidadas na Plataforma da Classe Trabalhadora.

Os pisos estaduais já foram adotados por alguns estados brasileiros os quais estabelecem pisos consideravelmente acima do piso nacional (salário-mínimo).Os estados brasileiros com pisos salariais estaduais são o Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Chico Carlos

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...