Advertisement

Facebook

Praça da Palavra traz contação de histórias, lançamentos de livros e oficinas durante do Festival de Inverno de Garanhuns


Dentro da Programação do Festival de Inverno de Garanhuns, existe a "Praça da Palavra".  O polo para quem gosta de literatura e de boa música fica Localizado na Praça Souto Filho, no bairro Heliópolis. No local, os visitantes podem conferir diversos stands de livreiros café-lounge de leitura, cds de artistas pernambucanos , palestras com autores de livros , rodas de contação de história bate-papos e oficinas. 



O escritor cearense José Marcelo Leal Barbosa , tenente-coronel da reserva remunerada da Polícia Militar do Maranhão trouxe ao espaço o seu livro " Luiz Gonzaga 100 Anos de Eterno Rei do Baião" que retrata a obras do sanfoneiro nascido em Exú que mudou a música brasileira. 

Segundo ele, tudo começou com seu tio, Antônio Alves, que era sanfoneiro. "Ele é o irmão caçula do meu pai. Era agricultor e, nas horas vagas, sanfoneiro. Noventa por cento do repertório dele era composto de Luiz Gonzaga

O livro é fruto de uma pesquisa de anos onde o autor percorreu diversas cidades do Nordeste, entrevistando artistas como 
como Dominguinhos, Marinês, Waldonys, Joquinha Gonzaga. Santanna, Flávio José, Petrúcio Amorim, Luizinho Calixto Fagner, dentre outros. Um livro de que não pode faltar na prateleira de quem gosta de Gonzaga.


Um dos estandes traz o projeto de livros artesanais " Movimento Cartoneiro" que associa literatura, artes plásticas e sustentabilidade através da colaboração entre catadores de papelão e escritores. O Movimento que surgiu há dez anos, na Argentina, e se espalhou pelo mundo. Em Garanhuns, está sendo vendido o livro "4Nós" que traz o trabalho de nomes como o garanhuense Alexandre Revoredo pelo valor de R$ 10,00.

"A ideia do projeto é possibilitar uma alternativa barata de edição para autores e pequenos editores trabalharem de forma colaborativa”.

A programação a Praça da Palavra segue até o sábado (26).

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...