Advertisement

Facebook

A Democracia está ameaçada no Brasil? O exemplo do #ResisteEstelita

Foto: Arquivo Pessoal Ivan Moraes
Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), a Polícia Militar de Pernambuco, surpreendeu as pessoas que ocupavam os prédios do Cais de Estelita com o movimento #resisteestelita, ao chegar ao local para cumprir um mandado de reintegração de posse.  

A polícia usou de violência ao exigir que as pessoas que se encontravam no local se retirassem do terreno em cinco minutos e destruíram o acampamento montado pelos ativistas, recolhendo equipamentos de comunicação, como câmeras e computadores. Em pouco tempo, a polícia usou de força com  bombas de efeito moral, balas de borracha, spray de pimenta e chicotadas.
A violenta reintegração aconteceu um dia após a prefeitura ter publicado um documento com diretrizes para as negociações prevendo audiências públicas para a discussão do projeto. E um dia antes da decisão judicial que possivelmente definiria a ilegalidade do mandado.

As notícias envolvendo a desocupação através da violência chocou a população e foi destaque nos noticiários nacionais.



Há alguns dias venho acompanhando as notícias que envolvem o #OcupaEstelita e após as ações de hoje me veio a sensação de que a nossa democracia está por um fio.
O Brasil lutou tanto pela democracia, pessoas perderam a vida por isso e mesmo assim, os nossos governantes insistem em agir com truculência , atacando aqueles que muitas vezes tentam de forma pacífica chamar a atenção para algumas realidades.

O que aconteceu hoje no Recife foi lamentável por dizer o mínimo. Estamos elegendo ditadores, tenho a sensação de que a nossa frágil DEMOCRACIA está com os dias contados. Não se pode mais dizer o que se pensa sem ser perseguido por isso. Quantos lugares não existem no nosso estado carregados de história e caindo aos pedaços sem o devido valor que merecem ter? 

Quantos prédios abandonados sem utilização que poderiam virar museus, espaços de divulgação de cultura e formação que serão vendidos de graça para alguma construtora ou demolidos para nada? Ao apoiar o movimento que jé fez história no Recife, apoiamos a nós mesmos, lutamos pela nossa história, pelos patrimônios históricos e culturais das nossas cidades que estão abandonados, lutamos a cima de tudo, pelo direito de ter opinião.

Amannda Oliveira



Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...