Advertisement

Facebook

Ministério da Justiça lança aplicativo que permite consultar se alguém é procurado pela Justiça


O Ministério da Justiça lançou um aplicativo intitulado Sinesp que permite saber na hora se uma pessoa é procurada pela polícia através do smartphone. Pelo aplicativo, é possível fazer a busca com um único dado. Serve o nome do suspeito, da mãe dele, ou o número de algum documento: carteira de identidade ou CPF.
A consulta revela se existe algum mandado de prisão a ser cumprido. O aplicativo também diz qual foi o tipo de crime cometido. As informações são públicas e estão no banco de dados do Conselho Nacional de Justiça. Pelo site do Conselho Nacional de Justiça também é possível fazer a pesquisa. 
O banco de dados conta atualmente com 352 mil registros de mandados de prisão pendentes em todo o Brasil. Ele traz a lista das pessoas que acabaram de ser condenadas ou que estão foragidas, algumas com mais de um mandado de prisão.
Pelo aplicativo não dá para fazer uma consulta sobre os antecedentes criminais. Se alguém já cumpriu pena e foi solto, o nome não vai aparecer. 
Se identificar um mandado em aberto, a pessoa pode chamar a polícia, que irá cumprir a ordem de prisão. A função já está disponível para Android e será habilitado no sistema IOS em até dez dias. De acordo com Ministério da Justiça, a ferramenta deve ser disponibilizada também para as plataformas Windows Phone e Blackberry.
Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...