Advertisement

Facebook

Dominguinhos será homenageado em Garanhuns nesta quarta-feira



A Prefeitura de Garanhuns está preparando um dia de homenagens para o conterrâneo José Domingos de Moraes, o sanfoneiro Dominguinhos, que faleceu no dia 23 de julho de 2013. A programação será vivenciada nesta quarta-feira (12), quando ele completaria 73 anos de vida. Entre os destaques do evento, está a apresentação, com exclusividade, de um trecho do documentário “Dominguinhos” e de um dos vídeos da websérie “Dominguinhos +”, ambos produzidos pela bigBonsai, produtora de audiovisual paulistana.

Logo cedo, a partir das 07h30min, a equipe da Rádio Jornal Recife, emissora do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, fará sua programação de rede em Garanhuns, com o programa Super Manhã, apresentado por Geraldo Freire nas instalações locais. Na edição, os ouvintes poderão acompanhar a produção de um programa trazendo músicas de Dominguinhos e suas histórias.

No mausoléu, construído no Cemitério São Miguel para receber os restos mortais do garanhuense em setembro do ano passado, localizado no bairro Boa Vista, às 8h, o cantor e compositor Mourinha do Forró cantará a música de sua autoria intitulada “Saudades de Dominguinhos”. A letra retrata a tristeza que todos os seguidores de Dominguinhos sentiram com sua partida.

Às 9h, em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, se apresentam a Orquestra Sinfônica Manoel Rabelo e um grupo de artistas e sanfoneiros amigos do Mestre Dominguinhos. No momento, haverá o corte de um bolo em formato de sanfona. Quem estiver presente poderá conferir, também, o lançamento da votação para a escolha do local em que será colocada a estátua de Dominguinhos – duas urnas da Rede Globo Nordeste vão permanecer uma semana em Garanhuns para colher os votos dos moradores, que terão três opções de escolha. A estátua, feita pelo mestre artesão José Veríssimo, será inaugurada no Festival Viva Dominguinhos – evento que passa, este ano, a integrar o calendário de eventos do município.

Depois da cerimônia no centro da cidade, o prefeito Izaías Régis, o professor de história e autor do livro “O Neném de Garanhuns”, Prof. Vilela, Paulo Wanderley (amigo e colecionador), participam, de um debate na Rádio Jornal, com Geraldo Freire, a partir das 11h.

O Governo Municipal solicitou à emissora o auditório do prédio para a continuação das homenagens, numa alusão aos grandes encontros musicais que já aconteceram no local. Será neste momento que vai ser apresentado à imprensa e ao público presente, os trechos do documentário “Dominguinhos”, que traz imagens de arquivo e o próprio Dominguinhos narrando sua trajetória – o início da carreira, a chegada ao Rio de Janeiro, a primeira sanfona, as parcerias. Na websérie (Dominguinhos +), aparecem seus últimos encontros em estúdio e as falas emocionadas de companheiros de estrada, instrumentos e palcos: Gilberto Gil, João Donato, Djavan, Hermeto Pascoal, Lenine, Orquestra Jazz Sinfônica, Mayra Andrade, Yamandu Costa, Elba Ramalho, Hamilton de Holanda, entre outros.

Lançamento do Festival Viva Dominguinhos – O prefeito Izaías Régis, vai aproveitar a oportunidade para anunciar a data do Festival Viva Dominguinhos.

Redes sociais – Na página do Facebook da Prefeitura de Garanhuns, os internautas podem conferir facecards personalizados com trechos da história e curiosidades sobre Dominguinhos. Todas as informações foram retiradas do Livro “Dominguinhos – O Neném de Garanhuns”, e foram gentilmente cedidas pelo seu autor, Prof. Antonio Vilela.

Missa – Na quarta-feira (12), às 19h30, uma missa na Catedral de Santo Antônio, terá entre as intenções a passagem do aniversário do músico e cantor.

Cloves Teodorico

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...