Advertisement

Facebook

“Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, conheça sua história e o homenageado deste ano (Ricardo Ferreira)


A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. 

A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e o Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006.

A cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências.

Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça irá ao interior pernambucano na quarta-feira que antecede o carnaval (dia 26 deste mês) como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica através da articulação entre Coordenação do Projovem Urbano (PJU) do Agreste Meridional, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG e Espaço Ciência, com apoio de: Secretaria de Cultura de Garanhuns, ADUFERPE e SBPC. 

Outra novidade para 2014 será o boneco de Ricardo Ferreira que estreará na troça científica, fazendo companhia aos veteranos bonecos citados acima, e ainda o folião contará com a apresentação dos bonecos do Bloco de Zé Puluca (vindo diretamente da cidade de Bom Conselho).

O trajeto será da seguinte forma: concentração realizada às 15h30 na UFRPE – UAG, indo se reunir com os estudantes e comunidade local na Escola Municipal  Artur Maia (uma das escolas que funciona o PJU em Garanhuns) descendo até o centro para finalizar no Espaço Colunata (em frente a Ferreira Costa) com muito frevo e animação. 

Amanda Maciel

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...