Advertisement

Facebook

Carnaval de Triunfo investe na tradição centenária dos Caretas


Mais de 100 mascarados vão desfilar pelas ladeiras históricas.

A tradição centenária dos Caretas, mascarados com roupas coloridas, chocalhos pendurados numa tabuleta e chicote, é o carro chefe do carnaval de Triunfo, no sertão do estado. Mais de cem deles vão desfilar pelas ladeiras históricas e se reunir, na segunda-feira de Carnaval, no principal polo de animação na Praça Carolino Campos, às margens do Lago João Barbosa.

Os antigos moradores contam que a figura do Careta foi inspirada no personagem Mateus do reisado manifestação que era típica da zona rural de Triunfo e que já não existe mais no município. No início, somente homens se escondiam por trás das máscaras feitas de papel e cola, vestindo camisas de mangas compridas, calça simples e meias como luvas, além do chapéu de palha com pequenos enfeites. Atualmente, mulheres e crianças também participam da brincadeira e a indumentária ficou sofisticada, com plumas, fitas, brilho e roupa feita com tecido colorido.

Além dos mascarados, o Carnaval de Triunfo é animado também pelo desfile de 20 blocos e troças carnavalescas. Ao som da orquestra de frevo, o bloco da Galinha é o maior deles e faz a abertura da folia na cidade com o desfile acontecendo na noite da sexta-feira que antecede o sábado de Zé Pereira. No sábado os blocos Cariri e Zé Pereira fazem a alegria do folião. Outros destaques são os blocos Quem Diabo Liga e Bons Cabelos.

“Nossa estimativa, este ano, é atrair cerca de 120 mil pessoas nos cinco dias de folia de Carnaval” explica o Secretário de Turismo, Evanildo Fonseca.

Este ano o Carnaval de Triunfo terá um novo polo de animação ao lado da estação do teleférico. É o local onde fica o Pólo Gastronômico e de onde alguns blocos vão sair e outros farão o encerramento do desfile com festa. O principal polo da folia é a Praça Carolino Campos que está ligada ao pátio de eventos Maestro Madureira, local onde a animação começa no início da tarde e se estende até a noite com shows e desfiles de blocos.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...