Advertisement

Facebook

O Dia dos Professores em reflexão

Foto: Freepek

Hoje, 15 de outubro, é Dia do Professor. No mês onde a nostalgia tomou conta das redes sociais com imagens da infância, me peguei pensando sobre mestres que tive nessa fase da vida e que não apenas me ensinaram a ler e escrever, como me mostraram o valor e a importância de estudar.
Me peguei pensando nos professores da " Escola Tico e Teco", do " Colégio Imaculada Conceição" e do " Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde" onde vive tantas alegrias.

Eram tempos de mais rigidez nas escolas, mas tempos de paz entre alunos e professores. Era muito bom sentar com vários dos mestres e rir com histórias que contavam e até mesmo, acompanhar a música que era tocada no violão na hora do recreio.

Tive professores que me ensinaram a declamar poesia e me fizeram me apaixonar por ela, outros que me trouxeram a história e me ensinaram que era preciso não apenas engolir o conteúdo, mas debatê-lo. Mesmo aqueles que eu tive algum tipo de conflito, acabaram por me fazer um certo bem, por terem pego no meu pé.

Olhando as fotografias, dos velhos tempos, me lembrei de tia Valdete e Tia Maria José, que chamo de tias até hoje, lembrei dos que já se foram como Iraniel, Vital , dona Jacirene e dona Iraci, tia Jacy e como não lembrar dos barulhentos como tio Adelmo e o alegre Herivelton.

Lembrei que nos tempos da 5.ª série , a nossa professora de Geografia Eulália, dava conteúdo e na próxima aula fazia arguição, valendo nota viu.

Olhando para os alunos e professores de hoje, muitas vezes, tenho a triste sensação de ver adversários e lados opostos. Vejo alunos que agridem e até mesmo matam professores e professores que abandonam as salas de aula por não aguentarem mais tanta violência, vejo um projeto de lei que visa punir nas escolas a violência contra o professor e me pego sempre com a mesma pergunta: Onde iremos parar?

Vejo faculdades de formação de professores fechando as portas por falta de interesse nos cursos oferecidos e fico na torcida, para que o amanhã seja sempre melhor.

A você professor , feliz dia do mestre e o meu sempre muito obrigada aos que passaram pela minha vida.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...