Advertisement

Facebook

Espaço Ciência divulga Primavera dos Museus

De 23 a 27 de setembro, museus e centros culturais de todo o país participarão da Primavera dos Museus. Com o tema Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira, a proposta do evento é disseminar as contribuições da África para a sociedade brasileira e refletir sobre a realidade afrodescendente no país.
Em Pernambuco, o Espaço Ciência participará com 6 oficinas que tratarão sobre as tradições, costumes, brincadeiras, ciência e história africana. A programação conta também com uma peça teatral que retratará o preconceito vivenciado por afro-brasileiros. Para participar do evento, é necessário agendar visita no (81) 3241-3226 ou 3301-6140. Todas as atividades são gratuitas.
sectec
A Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a sociedade ao debate sobre temas atuais. Realizada desde 2007, a Primavera dos Museus é resultado de uma ação conjunta entre o Ibram e instituições museológicas de todo o país. Este ano, serão mais de 2,6 mil eventos que acontecerão em 884 museus e centros culturais.



Programação Primavera dos Museus – de 23 a 27 de setembro
Você fala brasileiro?: A oficina pretende mostrar como muitas palavras de origem africana se incorporaram ao vocabulário do brasileiro.
África está em nós: Retrata as semelhanças entre o Brasil e África, utilizando um jogo de perguntas e respostas sobre costumes, diversidade cultural, histórica e social.
Peça teatral “As cores do nosso Brasil”: mostrará através da dinâmica de palco, a cultura afro-brasileira, expondo a influência africana no Brasil e o preconceito ainda existente.
Contando Histórias da África: Resgate das tradições e costumes africanos e afro-brasileiros através de contos infantis. Produção de desenho e/ou pintura relacionado ao que ouviram nas histórias.
Máscaras africanas: Qual a história da máscara na cultura africana e sua função na sociedade atual? Colocando a mão na massa os participantes irão produzir suas próprias máscaras.
Tempero da nossa História: Que tal cozinhar como um cientista? Do ponto de vista químico e histórico, descubra os segredos dos temperos utilizados na cozinha afro-brasileira.
Brincadeiras Africanas: A partir de brincadeiras serão mostradas as influências africanas na cultura brasileira.
Informações: Espaço Ciência

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...