Advertisement

Facebook

Agosto registra o menor índice de homicídios dos últimos 10 anos

Agosto registra o menor índice de homicídios dos últimos 10 anos
A redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs no mês de agosto deste ano foi apresentada em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira (03), no auditório da Secretaria de Defesa Social – SDS, no Recife, onde o secretário Wilson Damázio falou sobre os resultados alcançados sobre os números da criminalidade em Pernambuco.
“O mês de agosto de 2013 representa o melhor mês da série histórica, dos últimos dez anos, desde quando passamos a contar estatisticamente e tecnicamente esses dados. Tivemos 214 homicídios, contra os 263 registrados em agosto do ano passado”, explicou o secretário.
Damázio observou que, antes do Pacto Pela Vida, em dezembro e janeiro dos respectivos anos de 2006 e 2007, o número de homicídios no Estado foi superior a 450. “Trazemos esse dado apenas para fazermos uma referência do avanço que tivemos nesses quase seis anos e meio de Pacto Pela Vida, política pública, exitosa, que vem sendo, inclusive, copiada por outros estados”, ressaltou.
Desde a implantação do PPV, em maio de 2007, mais de 7 mil vidas já foram salvas em Pernambuco e a redução dos CVLIs no Estado foi de -37, 30% e na Capital de -57,95%, entre maio de 2007 até agosto de 2013.
“Podemos dizer que com essa política pública, com o apoio do todos os atores envolvidos, inclusive a própria sociedade, nós salvamos efetivamente 7.225 vidas em todo o Estado”, salientou o secretário, destacando a redução significativa obtida na Capital pernambucana. “Graças ao PPV conseguimos reduzir a criminalidade, especialmente aqui no Recife, que já foi a capital mais violenta do país. Passamos de uma taxa de CVLI por 100 mil habitantes de 74 mortes para 31 mortes, agora em agosto”, enfatizou Damázio.
Para ele, a integração da SDS com outros órgãos parceiros, como as secretarias de Estado, que integram o Comitê do PPV, Prefeitura da Cidade do Recife – PCR, órgãos não governamentais, Ministério Público e Poder Judiciário, dentre outros, sobretudo nas ações de prevenção, também veio somar esforços para a redução da criminalidade. “É o resultado de um trabalho feito a várias mãos, todos engajados no sentido de darmos mais segurança à nossa população”, disse.
O secretário também destacou o trabalho preventivo que a SDS tem feito através da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC, que tem sido um grande aliado na redução da criminalidade.
Wilson Damázio considerou também a melhora nos índices dos Crimes Violentos contra o Patrimônio – CVP, que também têm reduzido significativamente. “A esse avanço atribuímos à chegada das Patrulhas dos Bairros e à execução de muitas políticas de prevenção”, acrescentou Damázio citando as ações do Programa Atitude, do Governo do Estado, e as ações das prefeituras.
Participando da coletiva, o secretário executivo de Segurança Urbana da Cidade do Recife, Eduardo Machado, considerou a atuação integrada entre os dois órgãos na obtenção de resultados positivos. “A Prefeitura do Recife esta engajada e trabalhando com esta mesma ideia de reduzir os homicídios e preservar a vida dos recifenses e esse resultado mostra que esse é o caminho certo”, frisou Machado.
A estatística mostra ainda que 23 municípios pernambucanos não registraram nenhum homicídio, de janeiro a agosto deste ano.
Além dos trabalhos preventivos e o empenho dos órgãos operativos da SDS, o secretário atribui ainda o resultado da redução aos investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de segurança pública, a exemplo da formação de 13 mil novos policiais militares e bombeiros e na capacitação desses profissionais. “Além do olhar diferenciado do nosso governador e sua presença como coordenador geral de todas as ações, a contratação de novos servidores, o crescimento na aquisição de novos equipamentos, dentre outras ações de gestão e operacionalmente”, esclarece o secretário.
A apreensão de armas, drogas, cumprimento de mandados, prisões e a realização de Operações de Repressão Qualificada também foram citadas pelo secretário como grandes aliados na prevenção e redução dos crimes.
Ao final da coletiva, Wilson Damázio apresentou as ações da SDS para os próximos quatro meses de 2013. A realização da Operação Carrossel de Fogo Duas Rodas – que visa coibir os crimes realizados por pessoas conduzindo veículos de duas rodas, pensada com base em estatísticas oficiais que apontam essa autoria, com previsão de inicio até 09 de setembro; A destruição de 7 mil armas de fogo, até 31 de outubro e a criação da Central de Flagrantes – que vai funcionar no bairro de Campo Grande, na sede do 13º BPM e do IC, que vai concentrar todas as ocorrências da Capital, visando acelerar o processo de flagrante, cuja previsão de implantação é até o dia 29 de novembro.
Informações: SDS

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...