Advertisement

Facebook

ALEPE reconhece importância dos blogs como fonte de informação


Cerca de oitenta comunicadores, entre blogueiros e radialistas de todas as regiões de Pernambuco participaram, na quarta-feira (21), do 1º Seminário Alepe Digital. Na ocasião, profissionais da área conheceram o funcionamento do sistema de comunicação da Casa Joaquim Nabuco, no que se refere aos recursos de mídia disponíveis, e também debateram a importância das mídias digitais para a democratização da informação.
Durante o evento, os participantes conheceram como funciona o trabalho realizado pela Assistência de Comunicação Social da Alepe, que divulga as informações institucionais do Legislativo Estadual.
Ao abrir o evento, o primeiro vice-presidente da Alepe, deputado Marcantônio Dourado, do PTB, destacou a importância do acesso à informação para o exercício da cidadania. Segundo o parlamentar, os blogueiros têm uma função essencial na divulgação de notícias, principalmente em localidades onde a imprensa escrita e falada não chega.
O evento teve por objetivo de estreitar a relação da Casa Joaquim Nabuco com os comunicadores e ampliar a divulgação de informações sobre os trabalhos parlamentares. Dentre as pessoas que tiveram a palavra, merecem destaque: Paula Imperiano – chefe de comunicação da Alepe; Deputado Ricardo Costa; Ana Lúcia Lins (comunicação da ALEPE); Ivan Maurício – jornalista e criador do portal ONORDESTE.COM; Deputado João Fernando Coutinho; Lissandro Nascimento – Presidente da ABLOGPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco); Deputado Waldemar Borges; Deputada Raquel Lyra; Deputado Ossesio Silva; Inaldo Salustiano – Presidente do Sindicato dos Radialistas de PE; Deputado Antonio Moraes, dentre outros.
O Presidente da Associação dos Blogueiros de Pernambuco – Lissandro Nascimento, falou no evento que envolveu mais de 25 municípios sobre a entidade que foi a pioneira no Brasil. “O que mobiliza a opinião pública de um município hoje são os blogs. De fato pautamos os principais veículos de mídia, o que aumenta a nossa responsabilidade com a busca pela profissionalização, além de assegurar que a internet continue sendo um instrumento de socialização da informação atendendo aos interesses da maioria”, defendeu Lissandro.
O representante do portal de notícias O Nordeste, Ivan Maurício, afirmou que a Assembleia vem se mostrando sintonizada com o desejo do povo e preocupada em mostrar que a Casa produz conteúdo e o disponibiliza para a população.
A profissionalização do blogueiro foi o assunto principal discutido entre os participantes do evento, blogueiros aproveitaram o momento para propôr aos deputados presentes uma relação mais estreita com os blogs de todas as regiões do Estado. O Dep. Ricardo Costa falou que a união entre os blogs seria de fundamental importância para o andamento do projeto de Lei do Deputado Federal Jorge Côrte Real, que procura regularizar a atividade.
O debate teve continuidade com as falas dos blogueiros Jamildo Melo, Magno Martins, do radialista Ciro Bezerra, que falou sobre o impacto dos blogs no noticiário radiofônico. Em seguida, o jornalista Sidney Rezende, diretor-presidente do Portal SRZD e âncora da Globo News, abordando sobre a linguagem do jornalismo multimídia.
Rezende afirmou que toda comunicação é uma troca, e a Internet permite o aumento desse intercâmbio, pois o leitor, muitas vezes, tem necessidade de complementar ou questionar a notícia. O jornalista destacou que o planeta vive a era das escolhas, pois o mundo traz várias possibilidades. Para Rezende, o Legislativo deve aprender a usar a comunicação a seu favor.
Informações: ABLOGPE

Postar um comentário

1 Comentários

Comments

...