Advertisement

Facebook

Dias frios aumentam dores no corpo e risco de doenças mais graves


As temperaturas baixas desta época do ano prejudicam o corpo, aumentam as dores e o risco de doenças mais graves, como infarto e derrame, porque os vasos sanguíneos ficam mais contraídos. Para evitar complicações na saúde, mesmo com o frio, é importante não abandonar a vida saudável e praticar atividades físicas regulares.
O professor de educação física, Eduardo Neto, conta a principal queixa das pessoas durante o inverno: “Principalmente aquelas dores de origem reumática, porque a musculatura do tecido fica mais sensível e aí piora o quadro por causa do frio”.
O sangue circula no corpo de maneira diferente no verão e no inverno. No calor, os vasos dilatam, ou seja, se abrem mais e, no frio, ao contrário, eles se contraem para reter o calor. É aí que está o perigo. “Aumenta o risco de enfarte e de derrame, porque o coração está trabalhando mais. A estatística dá um total de 20% a 30% de aumento nesta época de frio”, explica o cirurgião vascular Carlos Eduardo Virgini.
O comerciante Luiz Eduardo Leal Alves sentia fortes dores nas pernas, principalmente quando ia para a região serrana do Rio de Janeiro, onde o frio é mais intenso. “O frio me incomodava muito. Me incomodava e eu não andava nem 300 metros, já parava e tinha que ficar sentado e não adiantava colocar as pernas pra cima”, conta.
A orientação dos médicos é praticar exercícios, pelo menos, por meia hora por dia. Veja no vídeo acima dicas de exercícios para evitar dores. Além disso, é preciso vencer algumas tentações do inverno: comidas mais gordurosas e o maior consumo de bebidas alcoólicas. "Isso, na verdade, são fatores de risco que a gente controla ao longo da nossa vida para se manter saudável, não só no frio, no calor também", orienta o médico.
Fonte: Jornal Hoje

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...