quinta-feira, 25 de abril de 2013

Garanhuns recebe capacitação em Toxicologia Clínica


O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), em parceria com a Vigilância Ambiental do Estado, dá continuidade as  Capacitações em Toxicologia Clínica para os Profissionais de Saúde da Rede Hospitalar do Estado. Segundo a coordenadora do Centro, Lucineide Porto, a meta e capacitar os médicos e enfermeiros de todas as Regionais de Saúde. As atividades ocorrerão nesta quarta-feira (24/04) no auditório da V Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede Garanhuns, para as equipes da região.
“Com a descentralização do atendimento da Região Metropolitana do Recife, os Hospitais Regionais precisam estar preparados para atender os casos de acidentes por animais peçonhentos e as intoxicações exógenas”, ressalta.
Com uma abordagem teórica e prática, as capacitações abordam aspectos da epidemiologia, prevenção, diagnóstico e tratamento dos casos, além de uma exposição das principais espécies de animais peçonhentos comuns em nosso Estado, e uma demonstração dos produtos tóxicos. Em 2012, já foram capacitados mais de 300 profissionais da I, II, III e IV Geres (Recife, Limoeiro, Palmares e Caruaru, respectivamente).
DADOS – Só esse ano, já foram realizados mais de 1.500 atendimentos, com 820 casos notificados. Em 2012. foram registrados 9.064 atendimentos, com 2.722 casos confirmados.
CEATOX – O órgão possui equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, biólogo e farmacêutico, atuando 24 horas por dia para prestar assistência rápida, por telefone, à sociedade e aos profissionais de saúde. Por meio do número 0800.722.6001, é possível tirar dúvidas sobre os casos de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos e para onde seguir para obter acompanhamento médico.
Informações: Secretaria de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário