Advertisement

Facebook

Garanhuns recebe duas Unidades do SAMU



O prefeito de Garanhuns Izaías Régis, recebeu nesta sexta-feira (22), das mãos do governador Eduardo Campos, duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As unidades serão expostas para a população na próxima segunda-feira (25) em frente ao Palácio Celso Galvão. A instalação do serviço no município foi uma das prioridades do Prefeito desde que assumiu a Prefeitura em janeiro.

Garanhuns recebeu uma unidade do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado) também conhecida por UTI-Móvel (equipada com oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal). E uma unidade USB (Unidade de Suporte Básico) que conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador.

O município tem até 90 dias para implantar o serviço. “Este é o prazo máximo que o Ministério da Saúde estipula para implantarmos o serviço, com a capacitação dos profissionais, estrutura física. Mas a nossa expectativa é que possamos colocar o serviço em funcionamento bem antes disso, tudo dependerá do tempo de contratação e treinamento dos profissionais” explicou o prefeito Izaías.

COMO FUNCIONA O SERVIÇO –  O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

O socorro começa com a chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e transferem o telefonema para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.

De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado o Estado brasileiro a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.

Colaboração: Jacqueline Menezes

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...