Advertisement

Facebook

Arcoverde realiza Carnaval mais tranquilo do Estado

“Esse ano tivemos o melhor Carnaval dos últimos tempos”, declarou a prefeita Madalena Britto em entrevista coletiva sobre o balanço do Reinado de Momo, hoje (20), no gabinete, na sede da Prefeitura Municipal.

Durante o evento a presidente do Comitê de Eventos, Andreia Britto, apresentou uma geral dos resultados do Carnaval da Folia dos Bois, desde os dados sobre a questão da segurança pública, atendimento em saúde, bem como os resultados positivos para todo o município.
“Assim como Arcoverde já se consolidou em fazer o São João mais tranqüilo de Pernambuco, não tenho medo de dizer, que a cidade realizou o Carnaval mais tranqüilo do estado”, garantiu o delegado regional Rômulo Holanda, que ao lado do Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, Major Ferreira Junior, falou que não houve nenhuma ocorrência grave relacionada aos focos de folia, apenas problemas com a perturbação do sossego, embriaguez, com poucas detenções.

Num total de 69 atrações artísticas e culturais em quatro polos de animação foram quatro (04) nacionais, 18 estaduais e 47 locais, incluindo as troças dos Bois e Ursos.  Com a realização da Empetur e da Fundarpe desfilaram por Arcoverde nomes como: Sandra Sá, Fafá de Belém, Art popular, Bamboa Samba Club, Siba, Marrom Brasileiro, Banda De Pau E Corda, Arreio De Ouro, Charles Teony, Patusco, Barka Maluka, entre outros. Num investimento de R$ 550 mil.

Em contrapartida, a Prefeitura de Arcoverde proporciona a infraestrutura geral da festa: palco, camarins, banheiros químicos, som e luz de todos os pólos, atrações locais num investimento de R$ 220,00 mil.

O público total estimado foi de aproximadamente 55.000 mil pessoas nos quatro dias do evento, sendo no polo Pernambuco (09 a 12/02) cerca de 10 mil durante a noite e nos demais polos (10 a 12/02) cerca de cinco (05) mil por dia.

Economia - Informações apuradas junto à rede hoteleira apontaram que a ocupação média durante o período momesco foi de aproximadamente 55%, considerando também as hospedagens de pessoas, que vieram a cidade em busca dos retiros religiosos da Terra da Divina Misericórdia – CEDEC, nas Serras das Varas, e da Casa do Retiro da Fundação da Terra, na Malhada, ambos localizados na zona rural do município.

Os equipamentos de gastronomia em geral e toda rede de apoio ao turismo teve um incremento médio de 20% em relação ao mesmo período de 2012. Na geração de emprego e renda criou-se, aproximadamente, 1000 empregos diretos e indiretos. “São pessoas envolvidas com a festa: costureiras das troças, os próprios participantes, os quais também são remunerados, garçons, barraqueiros.”, explicou o secretário de Turismo e Eventos Albérico Pacheco, que acrescentou, “a movimentação econômica ficou entre cinco (05) e oito (08) milhões de reais”.

 
 “O balanço da Folia dos Bois 2013 é de alegria, brilho e paz”, assim a prefeita Madalena encerrou a coletiva, quando fez uma homenagem ao Boi Maracatu, campeão do Grupo Especial do Carnaval do Recife, e aos bois Estrelinha Arcoverde, campeão e vice, respectivamente, no Grupo de Acesso do Carnaval da capital pernambucana.

“Nós, agora, somos conhecidos como a Terra Oficial dos Bois. A gente nunca foi buscar prêmios e sim respeito. E esse troféu representa isso. Quem foi campeão não foi o Boi Maracatu, mas sim Arcoverde”, afirmou emocionado, o produtor cultural e responsável pela troça, Everaldo Marques.

 Fonte: Arcoverde de Todos
 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...