Advertisement

Facebook

Madalena negocia posse definitiva da Estação Ferroviária de Arcoverde em reunião no Iphan

Nesta segunda-feira (21), a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto (PTB), acompanhada de seu vice, Wellington Araújo, reúnem-se, no Recife, com o Superintendente do instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Estado, Frederico Faria Neves Almeida, e a procuradoria do órgão.

Em pauta a questão da cessão definitiva dos prédios que compõem a Estação Ferroviária para o município. O objetivo é assumir de vez a área, além de apresentar projeto ou ideia do parque linear, que inicialmente se pretende transformar toda a malha viária que contempla a estrutura da REFESA - da estação até a Cohab I. 

O objetivo é transforma a antiga estação ferroviária em um Centro Cultural, podendo inclusive contar com o primeiro museu da cidade, além de outros pontos ligados as atividades culturais.

Histórico - A estação de Arcoverde foi inaugurada em 1912, com o nome de Barão do Rio Branco - ou simplesmente Rio Branco, no povoado de Vila Olho D'Água dos Bredos. O Barão do Rio Branco (José Maria da Silva Paranhos Junior) havia falecido três meses antes, no Carnaval de 1912, e certamente por isso a estação ganhou um nome diferente do povoado. Foi ponta de linha da Central de Pernambuco desde sua inauguração até 1930, quando foi aberta a estação seguinte, Henrique Dias (Sertânia). A partir de Rio Branco, a estrada passou a tomar o rumo nordeste, no sentido da Paraíba. Em 1943, ela e o município, que o era desde 1928, passaram a se chamar Arcoverde. A estação foi desativada desde princípios dos anos 1980.
 
Fonte: Arcoverde de Todos

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...