sábado, 20 de outubro de 2012

" O Reino Encantado de Luiz Gonzaga " reúne artistas pernambucanos e conta a história do forró


A Rede Globo Nordeste exibibiu neste sábado (20), o programa "O Reino Cantado de Luiz Gonzaga", que homenageia o legado de Gonzagão no ano do seu centenário. O episódio exibido hoje reuniu artistas como Santana e o trio Nordestino e falou sobre o forró, tipo de música nascido no Nordeste, cuja instrumentação básica é composta pela sanfona, zabumba e triângulo.

O cantor e compositor Santanna falou sobre a origem da palavra forró que segundo ele: “Forró vem de forrobodó, que é uma corruptela de faux-bourdo, uma palavra francesa. É que o português com raiva do francês, que invadiu Portugal e o rei correu para o brasil, quando viu uma festa de baixo calão, briga confusão, dizia que era um forrobodó. Essa é a verdadeira origem do verbete forró”.Lembrando ainda que a posição dos instrumentos serve para harmonizar a melodia tocada no ritmo.

O pesquisador José Manuel lembrou que Luiz Gonzaga inventou o gênero baião, junto com Humberto Teixeira. Assim, quando Gonzagão criou o baião, trouxe para junto dele dezenas de ritmos, que tinham centenas de nomes, que ganhou o nome genérico de forró.

O músico Quartinha recordou como conheceu Luiz Gonzaga, ainda na infância, e ganhou o seu primeiro cachê tocando zambumba.Lembrando que não foi embora com Gonzagão por que a mãe não permitiu o que não o impediu de pegar gosto pelo forró.
 
O segundo bloco do programa mostrou a modernização do forró, com nomes como Fim de Feira e Geraldinho Lins que afirmou: “Meu forró é universal, não é estilizado, nem pé de serra, nem universitário, sem rótulo. Sou pelo e para o forró”, além das casas noturnas do Recife que tem como forte o Forró, como a Sala de Reboco muito conhecida na capital pernambucana.

No próximo sábado (27) , sempre à partir do meio dia o programa vai trazer nomes como Dominguinhos e vai continuar passeando pela história de Luiz Gonzaga.

Vale a pena conferir para conhecer mais a fundo uma parte tão importante da nossa história.

Amannda Oliveira   

2 comentários:

  1. gostaria de saber o nome da musica quesantanna cantou no reino cantado de luiz gonzaga. amei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Geane, Santana cantou duas músicas e ambas com letra de Luiz Gonzaga. A primeira delas foi o OFROÓ DE ZÉ DO BAILE e a segunda QUE MODELOS SÃO OS SEUS? Abração

    ResponderExcluir