Advertisement

Facebook

22º Festival de Inverno de Garanhuns ganha programação antecipada.

A 22ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, que homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, vai começar mais cedo. Pela primeira vez, o festival realiza o “Pré-FIG”, uma prévia repleta de atividades que movimentará tanto a cidade quanto a área rural dos Quilombos de Castainho e Estivas, a partir do dia 9 de julho. Ao todo são 17 ações gratuitas de formação cultural, divididas por eixos temáticos diversos, como artes visuais, moda e design, audiovisual, literatura, patrimônio, fotografia, acessibilidade, direitos humanos, sustentabilidade e cultura popular.

De acordo com o coordenador geral do FIG, André Frank, as atividades do “Pré-FIG” estão focadas na formação da população local, enfatizando a tríade sustentabilidade, assessibilidade e empreendedorismo. “A acessibilidade é uma das questões mais importantes desta edição do festival. Criamos uma parceria com a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, que, durante o Pré-FIG, vai realizar uma oficina de capacitação de voluntários para assistir os deficientes físicos, facilitando, assim, o acesso desse público aos shows e demais atividades do evento”, explica Frank. Além da capacitação, haverá camarotes especiais para pessoas com deficiência nos palcos Guadalajara, Pop e Forró. Outra novidade é que as peças teatrais contarão com tradução silmultânea em libras e todos os filmes da mostra, inclusive os nacionais, terão legendas.

Entre as oficinas do “Pré-FIG” fundamentadas pelo conceito de sustentabilidade, destaca-se o Programa Severina Catadora, que objetiva capacitar catadores de lixo e escritores a criar livros artesanais com papelão reciclado. A oficina será promovida pelo Coletivo Dulcinea Catadora, de São Paulo. Formado pelas artistas Lúcia Rosa e Andrea Emboava, o coletivo trabalha pela inclusão social, valorizando a atividade do catador e estimulando o seu potencial criativo. O minicurso vai acontecer na Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável, no Bairro Cohab III.

Moda e design também estão presentes na programação antecipada do FIG. O Laboratório Criativo SustentHabilite-se propõe uma experiência criativa que, além de biosustentável, pode render lucros ao participante.  Ministrada pela designer Simone Andrade, a oficina visa ensinar os participantes a transformar lonas descartadas de banners de antigos festivais Pernambuco Nação Cultural em novos produtos rentáveis, como bolsas, carteiras, botas, sombrinhas, capas etc.

Já nas comunidades quilombolas de Castainho e Estivas, o “Pré-FIG” conta com a presença do biólogo Rafael Lustosa que dará palestras sobre sustentabilidade ambiental, a fim de de desenvolver o senso crítico dos habitantes da região em relação às transformações socioambientais e capacitá-los para intervir de forma mais consciente na natureza. Os facilitadores Nara Correa, Jackeline Alves e Gisele Piccirilli também vão realizar uma série de palestras nas comunidades quilombolas, abordando temas como consumo consciente, permacultura e desenho sustentável, benefícios do juá e elaboração do pó dental, cultivo ecológico etc. Além das palestras do “Pré-FIG”, os quilombos contarão com um total de 14 atividades de formação ao longo do festival, incluindo oficinas, rodas de diálogo e colóquios.

Os interessados em participar das oficinas do “Pré-FIG” podem se inscrever na Secretaria de Cultura e Turismo de Garanhuns (Praça Dom Moura s/n – Centro); na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Av. Caruaru, 508, Heliópolis) ou no Anexo Santa Sofia (Rua do Magano, 419, Alto do Magano).

Para conhecer a programação completa do FIG ANTECIPADO clicle AQUI.

Informações:Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...