terça-feira, 29 de maio de 2012

Recife sedia Festival Internacional de Poesia.


Na próxima semana, a capital pernambucana vai viver dias mais poéticos. Entre os dias 7 e 10 de junho, a cidade sedia a primeira edição do Festival Internacional de Poesia do Recife, realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe.
Na programação, haverá cursos, diálogos, performance, rodas de poesia e jam poética. O local irradiador da ação é a Torre Malakoff, no Recife Antigo, mas o festival também mobilizará atividades descentralizadas, no bairro do Alto José do Pinho e nos mercados da Boa Vista e Madalena.

Coordenador de Literatura da Secult/PE e idealizador do evento, Wellington de Melo explica que as motivações para realizar um festival exclusivamente de poesia no Recife passaram primeiramente pelo viés da tradição poética da cidade: “A proposta é inserir o Recife nesse circuito de festivais internacionais de poesia que já existem na América Latina e na Europa, como os festivais de Granada, Havana, Medellín”.
Explorar exclusivamente a poesia também foi uma maneira de colocar o festival em uma posição diferente dos eventos tradicionais de literatura, com uma vocação mercadológica. “A poesia é um antiproduto, mas, mesmo assim, se consome poesia de diferentes formas. Então, iniciar esse festival internacional colocando o Recife dentro desse discurso era algo que julgávamos importante”, explica o coordenador.

Entre os destaques da programação, estão a poeta Aurélia Lassaque, da França; opremiado escritor, editor, professor e poeta norte-americano Ron Whitehead; o poeta gaúcho Carlos Nejar; os portugueses Luís Serguilha e Ernesto de Melo e Castro; o paulista radicado em Berlim Ricardo Domeneck; e o argentino Mauro Lo Coco.
No evento, também haverá espaço para a poesia pernambucana, a partir de nomes como Cesar Leal, Samarone Lima e Marcus Accioly. A poesia popular também marca presença com Chico Pedrosa, Miró e Oliveira de Panelas, além do mexicano Guillermo Velázquez, que é trovador huapanguero (huapango arribeño é uma música folclórica do México).

A ideia é que todas estas vertentes possam dialogar e por isso a programação não está construída de forma temática, mas, sim, a partir do estabelecimento de encontros.
CURSOS
O FIP vai oferecer três opções de cursos rápidos no Espaço Pasárgada:

- “Poesia épica no século XX”: dia 8/6
Ministrado por Saulo Neiva, escritor e professor da Université Blaise Pascal, o curso apresenta um panorama de um gênero que muitos julgam morto, mas que segue em plena atividade, inclusive nos trabalhos de Carlos Nejar e Macus Accioly, dois dosconvidados do FIP.

- “Poesia e política”: dia 9/6
Ministrado pelo poeta e artista visual paulista Ricardo Domeneck, o curso traz uma proposta afinada com o próprio trabalho do artista. A poesia que não se exime de posicionamento político e vai na contracorrente de certo pós-parnasianismo. O enquadramento redutor da poesia em setores, como feminina, latina, europeia ou regional, por exemplo, também promete ser um dos focos das discussões.


- “Poesia portuguesa e poesia brasileira – conexões, rupturas e potência
estética”: dia 10/6
Ministrado pelo poeta português Luís Serguilha, o curso é fruto do grande
conhecimento que o poeta português possui sobre a poesia brasileira e o seu olhar apurado sobre as possíveis conexões Brasil-Portugal.


Os cursos são gratuitos e as inscrições já estão abertas.
Para ver a programação completa, acesse www.festivalinternacionaldepoesia.com.

Serviço:
1º Festival Internacional de Poesia do Recife
Data: 7 a 10 de junho de 2012
Local: Torre Malakoff, Espaço Pasárgada, Mercado da Boa Vista, Mercado da Madalena e Alto José do Pinho

Cursos no FIP
Local: todos os cursos acontecem no Espaço Pasárgada – Rua da União, 263, 1º andar, Boa Vista – Recife/PE.
Data: 8 a 10 de junho de 2012
Horário: das 9h às 12h
Inscrições: enviar e-mail para literatura.secultpe@gmail.com, com nome, curso escolhido (com duas opções, sendo que apenas uma será aceita, mediante disponibilidade de vagas), CPF, RG e formação.

Fonte: Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário