terça-feira, 24 de abril de 2012

Encontro debate o patrimônio cultural.


Começou nesta terça-feira (24) e segue até o dia 26 de abril no Mar Hotel, no Recife, o I Encontro das Instituições de Preservação do Patrimônio Cultural.


“O objetivo do encontro, que também terá a participação do Iphan, será promover a troca de experiências entre os gestores do patrimônio cultural, de todos os estados brasileiros, por meio de reflexão e debate sobre os desafios enfrentados por todas as instituições que cuidam da preservação, divulgação e formação da memória, através do nosso patrimônio histórico e artistico material e imaterial”, resume o presidente da Fundarpe e um dos idealizadores do encontro, Severino Pessoa. 
Este é o primeiro encontro de tal natureza realizado no País, no sentido de que é idealizado e composto por instituições estaduais. Voltado para gestores dos 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal, espera-se a presença de cerca de 60 pessoas, estando confirmada, até o presente momento, a participação de 20 estados. Minas Gerais, Bahia e Pernambuco foram os idealizadores do evento, cabendo a Pernambuco a realização. Segundo Pessoa,  os gestores de cultura de Minas e Bahia foram unânimes em dizer e em propor que Pernambuco, pela magnitude da gestão cultural que tem, fosse o estado anfitrião deste primeiro encontro.
Através de um questionário respondido por todos os estados, com questões relativas a fontes e destinação de receitas, pretende-se traçar um panorama dessa realidade comum às instituições. A síntese dos questionários será apresentada na quarta-feira (25/4), e vai nortear as discussões e a construção de uma rede permanente de troca de experiências. “Alguns dos problemas são similares e é possível construir iniciativas em comum”, reforça Érika Rocha, da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe. 

Fonte: Fundarpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário