Advertisement

Facebook

Comércio de Arcoverde aproveita Baile Municipal e incrementa o faturamento

Fotos: Amannda Oliveira

O BLOG FALANDO FRANCAMENTE percorreu diversas lojas de aviamento, tecido e fantasias do comércio de Arcoverde nos dois últimos dias de 2011 para sentir de perto a incrementação no faturamento das vendas provocado pelo Baile Municipal. E se você acha que é cedo pra falar no assunto, tenha certeza de que vai se surpreender.

Chiquinha, Chaves, Mulher Maravilha, Branca de Neve, Cinderela, Batman, Lampião,... personagens que marcaram a vida e o imaginário da infância de muita gente, é um dos  motivadores bem pernambucanos para vestir-se de fantasia para brincar o carnaval. Ao contrário das ladeiras de Olinda, onde estar fantasiado é uma tradição, o que movimenta o comércio em uma busca acelerada para a montagem da fantasia é o Baile Municipal.

Fotos: Amannda Oliveira

O baile é responsável por uma dúvida que já atormenta muitos arcoverdenses: Com que fantasia eu vou? Pensando em responder a tantas indagações, o comércio já dispõe fantasias, plumas, paetês, acessórios e é claro, vendedores afiados.

A festa que se transformou em uma das maiores tradições da cidade e que é realizado há 06 anos na gestão do Prefeito José Cavalcanti, mudou o ritmo do comércio, já que propiciou que no mês de janeiro lojas de aviamento, tecido e fantasias, disputassem o movimento com livrarias e sapatarias como acontece tradicionalmente devido ao início do ano letivo.

O sucesso da festa animou foliões antigos a levarem os blocos aposentados pra rua, e ajudou o arcoverdense a redescobrir o gosto de sair atrás dos blocos e das troças sentindo o gostinho da folia novamente. Em uma cidade onde a história retrata festas inesquecíveis e que marcaram história como o Vermelho e Branco e o Vermelho e Preto, o incentivo advindo da retomada desta tradição mexeu também como municípios vizinhos como Pesqueira e Custódia que voltaram a realizar bailes municipais, injetando ainda mais dinheiro no comércio local que fornece fantasias e materiais para a construção de personagens. 

A loja Pin `Up pertencente a dona Dos Anjos , é um exemplo do que o municipal ajudou a transformar. Segundo ela, antes da festa, a sua loja poucas fantasias para o carnaval e muitas vezes as mesmas eram guardadas depois da folia de Momo. Hoje, ela aluga fantasias de janeiro a janeiro por que os formandos se incluíram nas festas de formatura e aulas da saudade a fantasia carnavalesca. Em janeiro o movimento cresce 100% e ainda não atende a todos que buscam os seus serviços. 

As costureiras também comemoram o corre corre do início do ano e férias agora, só em março diz dona Cicera que já está repleta de encomendas.

A última edição do Baile Municipal acontece no próximo dia 28 de janeiro no Sport Clube de Arcoverde, e após ter feito desfilar na cidade nomes como André Rio, Almir Rouche, Maestro Spok, Super Oara, Nonô Germano, Coral Edgar Moraes, Josildo Sá, Orquestra do Marco Zero e tantos outros, o sucesso tende a se repetir com a apresentação da Orquestra do Galo da Madrugada com seus passistas e os cantores Gustavo Travassos e Claudionor Germano, terminando com um cortejo em direção a Praça da Bandeira que deverá ficar pra história.

Esperamos que o próximo gestor municipal mantenha as nossas tradições e que festas antigas que marcaram tempo áureos sejam retomadas.

Com que fantasia você vai? 

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...