Advertisement

Facebook

Secretaria de Saúde de Pernambuco incentiva a doação de órgãos



A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Central de Transplantes (CT-PE), iniciou, na segunda-feira (26), sua participação na Semana Nacional de Doação de Órgãos, com o intuito de conscientizar a população e os profissionais sobre o ato que pode salvar vidas. 
A abertura da campanha foi no Hospital da Restauração (HR), com palestra para as equipes do local.

Em Pernambuco, atualmente, 169 pessoas estão na fila de espera por um fígado. Além disso, mais de 1,8 mil pessoas aguardam por um rim, 1.299 por córneas e 9 pacientes estão na esperança por um transplante de coração. Isso totaliza mais de 3.327 pacientes na fila de espera.
A Central de Transplantes, de Pernambuco, registrou 678 transplantes no Estado em 2011, um aumento de aproximadamente 12%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 595 transplantes. 
Opinião da blogueira
Sempre que escuto alguém falar sobre transplante me coloco no lugar de quem precisar esperar diariamente para que alguém vivo doe um órgão de forma espontânea ou quem alguém morra e a família queira doar seus órgãos.
Já perdi parentes e na época não foi feita doação por que não havia como, mas já avisei a minha família que sou doadora de órgãos.
Após fechar meus olhos para este mundo aqui, seria muito bom saber que alguém os abriu, que os meus rins serviram pra alguém ou que meu pulmão está ajudando alguém a respirar.
Comunique a sua família se você é doador ou não e lembre-se sempre de que esta é uma espera dolorosa para quem precisa e para as famílias.
Doe órgãos.
Amannda Oliveira

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Doar órgãos é um ato de amor. De solidariedade. Um ato que pode salvar muitas vidas. E, acredite: tem muita gente que não vive sem você.
    No último ano o número de doadores cresceu 14% em relação a 2009 e registramos no Brasil a maior taxa de doação de órgãos da história no país. Mas ainda tem muita gente que não se dispõe a doar.
    Se tornar doador de órgãos é simples: não precisa assinar nenhum documento, basta avisar a família. Com seus familiares cientes, fica tudo certo.
    Seja um Parceiro da Saúde: utilize o espaço do seu blog e divulgue informações. Entre em contato conosco pelo email comunicacao@saude.gov.br, conheça o Blog da Saúde - www.blog.saude.gov.br – e saiba mais. Ou acesse: http://www.blogsaude.net/parceiro-digital-i-doacao-de-orgaos/
    Para acessar o material da campanha de doação de órgãos, clique: http://on.fb.me/oyKiYj
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/doeorgaos_MS
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Comments

...