Advertisement

Facebook

Seminário vai discutir questões étnico raciais nas escolas de Garanhuns


O Colegiado de Gestores de Escolas Municipais, através da Secretaria de Educação, promove no próximo dia 1.º de julho um seminário que pretende discutir as relações Étnico Raciais na Escola. O evento acontece no auditório do Hotel Tavares Correia das 8:00 às 17:00 horas.

Estarão presentes no evento a Procuradora de Justiça/ Coordenadora do GT Racismo, Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa e da Promotora da Infância e Juventude de Garanhuns, Marinalva Almeida, bem como dos professores Valdir Eduardo, da UFRPE/UAG e Giseuda Barros, da UPE/Campus Garanhuns. Líderes de Comunidades Quilombolas e Indígenas também participarão das discussões. A ação objetiva garantir o acesso a todos os gêneros, construindo um espaço livre de preconceito.

 Na ocasião, as Leis nº. 10.639/03 e 11.645/08, que tratam do combate ao racismo, também serão discutidas, uma vez que buscam implementar práticas pedagógicas que considerem positivamente as relações étnico raciais nas instituições de ensino. 

Confira a programação do Seminário Municipal 
 DISCUTINDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA


8:00h - Credenciamento

- Acolhimento – Apresentação Cultura
- Abertura
- Mesa: Implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 – desafios e perspectivas, Dra. Maria Bernadete Martins de Azevedo Figueiroa – Procuradora de Justiça/ Coordenadora do GT Racismo.

Dra. Marinalva S. Almeida – Promotora de Justiça Civil/ Vara da Infância e Juventude

 - Debate
- Palestra: Racismo Institucional - Prof. Valdir Eduardo – UFRPE/UAG
- Debate
- Mesa: Relato de projetos desenvolvidos em escolas municipais Professores de Escolas Municipais.

14:00h - Palestra: Diretrizes Curriculares para a Educação Étnico-Raciais - Prof. Valdir Eduardo – UFRPE/UAG e Profª. Giseuda Barros – UPE/Campus Garanhuns


 - Debate
- Identidade Afro e Indígena – processo em construção
- José Carlos – Líder da Comunidade Quilombola Castainho
- Maristela – Índia Fulni-“ô” / Coordenadora Geral de Escolas Indígenas de Águas Belas.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...