Advertisement

Facebook

Arquivos da ditadura militar serão exibidos na internet


O Brasil Nunca Mais Digital, anunciou que vai repatriar e publicar na internet o conteúdo de mais de 700 processos instaurados pelo Superior Tribunal Militar durante a ditadura. 
Os documentos serão hospedados no servidor do Ministério Público Federal e disponibilizados para consultas on line.
Estarão disponíveis no site os arquivos do período entre 1961 e 1976 que foram copiados e microfilmados ainda durante a ditadura, em um trabalho apoiado por entidades católicas e protestantes. Para que isso acontecesse, advogados pediam acesso aos processos com o pretexto de consulta e passavam para um grupo, que fazia cópias antes de o material ser devolvido.
Para evitar que os militares destruíssem as provas das violações dos direitos humanos, as cópias em microfilme foram enviadas para os Estados Unidos. Lá, ficaram sob a guarda da entidade Center for Research Libraries, e agora retornam ao País.
Esta mais do que na hora do Brasil encarar de frente as informações que foram ocultadas dos cidadão brasileiros e é claro das famílias de milhares de pessoas que foram mortas lutando pela liberdade do nosso Brasil. É uma vergonha que este assunto não seja encarado de frente impedindo que a verdade venha a tona.
Que sejam abertos todos os arquivos e que a sociedade obtenha respostas para perguntas nunca respondidas.
Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...