Advertisement

Facebook

Samba de Coco protagoniza noite histórica na 1.º noite do Sexta-Feira Cultural em Arcoverde


A Câmara de Vereadores de Arcoverde viveu na última sexta-feira (06), uma noite histórica.
Em uma seção onde a música, a cultura, o reencontro e a emoção foram os protagonistas, vereadores e lideranças municipais sentiram na pele a sede de cultura de uma cidade que fabrica talentos.
Foi a abertura do Projeto Sexta-feira Cultural de autoria do vereador Luciano Pacheco e aprovado por unanimidade,pensado e executado em parceria com o Coletivo Cultural de Arcoverde -COCAR e que pretende divulgar, resgatar, incentivar e homenagear os fazedores de cultura de Arcoverde.

O grande homenageado da noite , foi o criador de uma batida única no mundo que caracteriza o samba de coco, seu Severino Amaro dos Santos ( Biu Neguinho) de 80 anos.

Em um encontro histórico e emocionado, os cinco grupos de coco em atividade na cidade se fizeram presentes: Coco Irmãs Lopes, Coco Raízes de Arcoverde, Coco Trupé, Samba de Coco Malhada e Quebra Coco Aliança e receberam um troféu e uma placa em  reconhecimento pela importância cultural, realizando apresentações logo em seguida ao seu recebimento.

Durante o encontro, estavam presentes os vereadores Luciano Pacheco, Luiza Margarida, Célia Cardoso, Warley Amaral, Dr. Iran, Jairo Freire. 

Representando instituições e órgãos estavam Gerlenildo  do (CDL), Sérgio Franklin (ACA), Dr.º Gaudêncio Vilela (coord. do PROCON Arcoverde), Dr. Rômulo César ( procurador do estado), Kleber Araújo (Presidente do COCAR), Marluce Maia (Codefil), Miro Carvalho (Diretor de cultura do SESC ), Everaldo Marques ( Liga dos bois e tropa do Balaco Baco), Cleide Torres (diretora do PRONCON do Recife), Professora Irailda Leandro (Tec. da UDE, setor de cultura afrobrasileira), Amilton Rogério (Fundação Terra), Alberto Estevam (presidente do COPAMA), Lula Moreira e Cacau Arcoverde ( Associação Cultural Urucungu),  Suedson Neiva (Centro Integrado de Cultura e Arte) e maestro Ronaldo Bezerra (Filarmônica Belarmino Duarte).


Segundo Kleber Araújo Presidente do COCAR, este projeto provoca uma reflexão a respeito da necessidade de se pensar políticas públicas culturais permanentes de médio e longo prazo para Arcoverde e que inclua não só realização de eventos, mas formação de público, produção de cultura e patrimônio público.


Os homenageados ficaram extremamente emocionados com a homenagem recebida e com o reencontro entre eles, muitos já não se viam há algum tempo e a memória dos velhos tempos fizeram com que as lágrimas viessem aos olhos. Seu Biu Neguinho, nos contou em uma entrevista feita por Kleber Araújo para o nosso blog , que nunca sentiu uma emoção tão grande e disse como a batida do nosso coco foi criado. 


Amannda Oliveira

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Marília Domingos Neves09 maio, 2011 13:16

    Uma noite perfeita, falando de cultura tudo fica muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Marília, vamos ver se os vereadores se contagiam de valorizam mais a nossa cultura. Seja sempre bem vinda

    ResponderExcluir

Comments

...