Advertisement

Facebook

Onde fica o teatro de Arcoverde?


O nosso Blog recebeu do Grupo Teatro de Retalhos e do COCAR essa campanha , e como um site que tem como bandeira a cultura , nós não poderíamos deixar de nos pronunciar e apoiá-la. O II Festival Cena Aberta mostrou que a população gosta e te sede de cultura, o que está faltando para que o teatro seja aberto?

Onde Fica o Teatro Municipal de Arcoverde? 
Por volta de 1974 inicia em Arcoverde o movimento de teatro, começa a ganhar força em 1976 com o surgimento de vários grupos, estes começam a se organizar e no dia 28 de Novembro de 1981, surgiu a SOTEAR – Sociedade Teatral de Arcoverde, que representava todos os grupos e interesses dos artistas de teatro.
Com toda esta movimentação de grupos de teatro e outras manifestações culturais, os artistas começam a lutar por um espaço para cultura em Arcoverde. A cidade já havia perdido o Cine Bandeirante para o supermercado Balaio do grupo Bompreço (onde hoje está localizado a “Lojas Americanas”). No primeiro instante o movimento teatral lutou para que este espaço se tornasse o “Espaço Cultural de Arcoverde”. Não houve êxito na conquista deste espaço. Contudo no ano de 1985 a Prefeitura Municipal adquire o prédio da antiga SANBRA, hoje CECORA e ali, graças à pressão feita pela classe artística, é destinado de acordo com a “Lei Orgânica do Município” um espaço para o funcionamento de uma Fundação de Cultura que terá como patrimônio o conjunto do prédio já citado, compondo: “UM TEATRO”, oficinas de dança, música, artes plásticas, artesanato, museu, biblioteca e alojamento.
No ano de 1987 começa a construção do Teatro Municipal. Porém, nada mudou, pois o Teatro municipal nunca foi entregue à população. A obra foi embargada pelo T.C.U.
Depois de 24 anos do inicio de sua construção, o Teatro Municipal Geraldo Barros não está concluído. O MST – Movimento dos Sem Teatro de Arcoverde quer saber como esta história continua, em que pé está o Nosso Teatro Municipal, quais os planejamentos e o que efetivamente está sendo feito por ele e por nós, artistas sem teto, que teimamos em fazer teatro e aprendemos a fazê-lo em qualquer espaço.
Aqui fica a pergunta: onde fica o Teatro Municipal de Arcoverde?



Movimento dos Sem Teatro – MST, Arcoverde-PE Maio de 2011

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...