Advertisement

Facebook

Recife decreta Estado de Alerta Máximo

Após uma reunião realizada com secretários no seu gabinete na manhã desta sexta-feira (22), o prefeito João da Costa decretou, Estado de Alerta Máximo no Recife.

Durante o Alerta Máximo, ficam suspensas férias e licenças remuneradas dos servidores municipais das secretarias que integram o Programa Guarda Chuva. “Todos os servidores da Prefeitura poderão ser convocados a qualquer momento para atuarem em ações específicas na área de Defesa Civil”, atentou João da Costa. O Estado de Alerta vigora até o restabelecimento da normalidade das condições pluviométricas. Somente no mês de abril deste ano, foram registrados mais de 500 mm de chuva. A partir de 600 milímetros de chuvas, segundo especialistas da área, as barreiras ficam saturadas e perdem a capacidade de absorver a água. Isso aumenta a possibilidade de ocorrências nas localidades.

Dentre as novas medidas tomadas, o prefeito anunciou que vai procurar, junto ao governador Eduardo Campos,  recursos com o Governo Federal, no intuito de executar um novo Plano de drenagem para os Rios Tejipió e Beberibe. Outra medida anunciada é um estudo para modernização do sistema semafórico dos principais corredores viários do Recife.

A Codecir reforçou o seu plantão nos dias do feriado prolongado, com o objetivo de atender a quaisquer demandas que venham a surgir, devido às previsões de chuva até o próximo domingo (24). 

Para evitar acidentes, a Codecir orienta a população para que não ocupe áreas já identificadas como de risco; não faça cortes nas barreiras; não plante árvores de grande porte e troquem as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não joguem lixo nas barreiras e não façam construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura. No caso de alguma ocorrência, a população deve ligar para o número 0800-081-3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.

Estão envolvidas no trabalho integrado de Defesa Civil, sob a coordenação da Codecir, as secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, incluindo a Dircon e a URB; Saúde; Comunicação; Educação; Assistência Social e Iasc; Serviços Públicos, por meio da Emlurb, Csurb e Guarda Municipal; Relações com a Imprensa; Gestão e Planejamento, por meio da Coordenadoria do Orçamento Participativo; e Meio Ambiente. 

Amannda Oliveira
 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...