Advertisement

Facebook

Zé da Luz vai assumir mandato

Foto: Amannda Oliveira
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a lei da Ficha Limpa não se aplica à eleição de 2010beneficiou José Luiz Lima Sampaio (Zé da Luz).   A coligação Frente Popular de Pernambuco deve perder a cadeira ocupada por Francismar Pontes (PTB),  segundo informa o Diário de Pernambuco em sua edição de hoje. E o ex-prefeito de Caetés assumirá o mandato, uma vez que obteve 28,5 mil votos. 
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) indeferiu nove candidaturas durante o processo de registro para a eleição do ano passado, com base na lei da Ficha Limpa.
Os candidatos disputaram as eleições respaldados por recursos legais. Essas candidaturas tiveram seus votos computados à parte, não contabilizados no total de votos válidos do pleito, até o julgamento dos recursos.
As candidaturas inicialmente impugnadas, e que deverão ser reconsideradas à partir da decisão do STF, tiveram 100.205 votos, distribuídos pelo PR (33.152), PHS (29.507), PMDB (16.524), PRP (9.500), PSDC (5.354), PTC (3.549), e PP (2.619).
A junção dessas votações ao pleito de 2010 modifica os votos válidos dos respectivos partidos.
A Frente Popular de Pernambuco aumentou o total de votos válidos, mas perdeu uma vaga porque houve um aumento no quociente eleitoral. Com os novos números, na partição das sobras a coligação conquistou três cadeiras por média que, somadas as 29 obtidas diretamente pelo quociente partidário, resultaram em 32 vagas. O PHS, por sua vez obteve duas cadeiras diretamente e, na distribuição de sobras obteve mais uma.

Informações : Diário de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...