quarta-feira, 30 de março de 2011

Zé da Luz ainda não assumirá mandato

Deu no Blog do Ronaldo César:


O Diário de Pernambuco corrigiu a informação que apontava a posse de Zé da Luz no lugar do deputado Francismar, vejam a notícia de hoje no site do Diário.

Foto: Amannda Oliveira
A semana começou com um susto para o deputado estadual Francismar Pontes (PTB). Ontem o parlamentar foi informado de que, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de aplicar a Lei do Ficha Limpa apenas em 2012, ele perderia a cadeira que ocupa na Assembleia Legislativa para José Luiz de Lima Sampaio (PHS), o Zé da Luz. ´Levei um susto sem tamanho, ainda mais na insegurança jurídica que estamos vivendo agora. Graças a Deus não passou disso e eu permaneço na Casa`, comemorou aliviado Francismar, já no final do dia.

O imbróglio foi consequência de um erro de cálculo do economista e especialista em sistema eleitoral Maurício Romão. Os candidatos considerados fichas sujas, que disputaram o último pleito com base em recursos, tiveram seus votos computados à parte. Com a decisão do Supremo as candidaturas que haviam sido impugnadas tiveram que ser, então, reconsideradas, o que leva a alterações nos coeficientes eleitorais.

O que ocorreu no caso de Zé da Luz foi que, ao refazer as contas do coeficiente eleitoral, o economista tropeçou nos números e computou duas vezes os votos do humanista. Ao perceber a falha, Romão entrou em contato com Francismar Pontes para pedir desculpas. ´Ele me ligou hoje e explicou o que tinha acontecido`, comentou o parlamentar.

Agora comigo: Alguns amigos nosso que acompanham essa contabilidade do quociente já haviam apontado aqui que mesmo com a recontagem, Zé da Luz não assumiria. Por isso, deixamos claro aqui que era uma possibilidade, não dando a certeza mostrada pelo matemático consultado pelo jornal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário