Advertisement

Facebook

Governo do Estado lança Plano Estadual de Combate a Dengue

PREVENÇÃO! Esta é a palavra chave da campanha que o Governo de Pernambuco que mais uma vez se une as prefeituras no combate a dengue no Estado.
Na manhã desta segunda-feira (14), o governador Eduardo Campos e o secretário de Saúde, Antônio Figueira, receberam prefeitos e representantes de 19 municípios com maior risco de epidemia da doença para apresentar o Plano Estadual de Contingência contra a Dengue.

Dentre as ações que serão desenvolvidas no plano estão previstos a contratação de 500 agentes de endemias, capacitação de 80 profissionais de vigilância de epidemia e compra equipamentos para controle químico do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Além disso, foram confeccionados folders, cartazes e jingles/spots para alertar a população e ensinar sobre prevenção e sintomas.  A descentralização do diagnóstico sorológico é outra estratégia. Antes realizado apenas no Recife, o exame agora será feito também em Afogados da Ingazeira, Caruaru, Limoeiro, Palmares, Petrolina e Salgueiro.

"Vamos ter um inverno rigoroso, e é exatamente na saída do inverno, que temos o período mais duro da dengue. Por isso é fundamental que o Governo do Estado, a União, as prefeituras e a sociedade possam tomar medidas antecipadas e a primeira ação é ajudar os municípios a fazer seus planos de enfrentamento”, disse o governador.

Para informar a população sobre as formas de prevenção e tratamento, serão capacitados 1.148 profissionais das equipes de Saúde da Família, e ainda 1.212 agentes comunitários de saúde (ACSs). Um total de 870 médicos clínicos, pediatras e enfermeiros, estarão aptos a agilizar o diagnóstico e prescrever o tratamento oportuno. Os municípios ainda poderão receber incentivos financeiros de R$ 8 mil por cada leito de retaguarda estruturado.

Dos 19 municípios convocados para a reunião, 14 têm alto risco de epidemia. Os sertanejos Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Quixaba, Ouricuri, Floresta, Santa Cruz da Baixa Verde, Araripina, Santa Cruz e Santa Teresinha. No Agreste, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe e Pesqueira. Timbaúba é a única cidade da Mata Norte e Camaragibe da Região Metropolitana do Recife.

Os outros cinco municípios - Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Recife, Olinda e Petrolina .

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...