Advertisement

Facebook

Jornada Literária Portal do Sertão reúne escritores e leitores para debater a produção da Literatura no Estado

Com o intuito de democratizar o acesso à arte da literatura no interior do Estado e refletir sobre a produção literária local, o Sesc Pernambuco realiza, de 14 a 24 de outubro, a 2ª edição do projeto Jornada Literária Portal do Sertão.

Uma vasta programação, que inclui, entre outras coisas, rodas de poesia, exposições literárias, oficinas, recitais, espetáculos e lançamento de livro, será promovida gratuitamente para a população em três cidades do Sertão Pernambucano, que fazem parte do chamado Corredor Cultural-Literário. O evento acontece nos dias 14 e 15, em Sertânia (incluindo o Distrito de Cruzeiro do Nordeste), de 16 a 19, em Buíque (incluindo os Distritos de Carneiro e Parque Nacional do Vale do Catimbau) e de 20 a 24, em Arcoverde (incluindo os Distritos de Caraíbas e Serra das Varas). 
 Além de permitir que o grande público conheça de perto os escritores pernambucanos e suas produções, o Jornada Literária Portal do Sertão também abre portas para que os artistas locais exponham suas obras. “É um espaço para que as pessoas experimentem a arte da escrita e para que os leitores dialoguem diretamente com o escritor, tendo como referência a sua obra”, destaca o coordenador de cultura do Sesc Pernambuco, José Manoel Sobrinho.
Entre os convidados, estão escritores como Raimundo Carrero (Salgueiro), Lirinha (Arcoverde); Jorge Filó (Recife), Cida Pedrosa (Bodocó), Mário Rodrigues (Garanhuns), Cícero Belmar (Bodocó); Marco Polo Guimarães (Recife) e Marcus Acioly (Aliança). “A iniciativa do Sesc de interiorizar esse tema, que é a Literatura, é importante porque não só mobiliza os escritores pernambucanos que estão erradicados em outros Estados, mas também os escritores locais, proporcionando uma troca muito rica de experiências”, diz a escritora pernambucana, Cida Pedrosa, que participa pela segunda vez do evento.
A cerimônia de abertura será realizada no dia 14 de outubro, às 19h, na Escola Olavo Bilac, centro de Sertânia, com um Encontro de Escritores de Sertânia, que conta a participação de Marcelino Freire e Ivon Rabelo; seguida de exibição do documentário “SP – Solo Pernambucano – trajetória do escritor Marcelino Freire, de Sertânia a São Paulo”; e de um concerto com os poetas Joséssandro Andrade, Antônio Amaral e convidados, intitulado Água Fria de Alagoa.
 O programa, com cerca de 70 ações previstas, espera atingir um público de mais de 3 mil pessoas em torno da arte da literatura e assim estimular o interesse pelo tema, formar leitores, capacitar escritores, através da democratização do acesso à arte, de forma ampla e gratuita. Entre os pontos altos da programação estão o encontro de escritores, poetas e declamadores, com destaque para Bia Marinho e filhos, no atelier de Luis Benício, em pleno Parque Nacional do Vale do Catimbau, dia 16, às 19h; e o encontro de Lirinha, do Reisado de Caraíbas e do Coco Trupe de Arcoverde, em frente à igreja de Caraíbas, dia 20, às 19h.
Encerrando a programação da 2ª edição do Jornada Literária Portal do Sertão, estão previstos o lançamento do livro de José Maria Marques, intitulado Pra não morrer de tristeza, seguido de show de João Silva (parceiro de Luiz Gonzaga) e os Pariceiros, dia 23, às 22h, em Arcoverde; e uma Conversa Afiada entre Marcus Acioly e o fio da viola, seguida da apresentação do Coco Raízes de Arcoverde, dia 24, às 19h, na Serra das Varas. Confira a programação completa no www.jornadaliterariaps.blogspot.com.br
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...