quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vem ai o 8.º Festival Recifense de Literatura.



A Prefeitura da Cidade do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, através da Gerência Operacional de Literatura e Editoração, em parceria com o Instituto C&A e patrocínio do Instituto Itaú Social, realizará no período de 22 a 29 de agosto, o 8.º Festival Recifense de Literatura.
 O Festival que tem como tema “Literaturas e Identidades” vai homenagear o livreiro Tarcísio Pereira e o escritor Ronaldo Correia de Brito.  O Festival irá discutir temas como: literatura regionalista e cultura contemporânea, novas práticas literárias na internet, literatura, alteridade e gênero, políticas públicas sobre o livro e a leitura , o escritor e a literatura na contemporaneidade diante de questões como raízes e contextos, trabalhando conceitos e ampliando o debate em torno das políticas públicas de leitura com a participação de poetas, escritores e pesquisadores.
A programação oferecerá ao público , seminários, debates, cursos, lançamentos de livros e apresentações musicais”.

A abertura será no Teatro de Santa Isabel às 17h e terá como  pré-estréia o espetáculo musical Lua Cambará, produzido pelo Ária Social, celebrando os 20 anos de criação da ópera balé concebida por Zdenek Hampl a partir desta obra homônima escrita por um dos homenageados do Festival de Recifense de Literatura, Ronaldo Correia de Brito, em parceria com Assis Lima (CE/SP), e com música composta por Antônio Madureira.
 Ainda na abertura, o lançamento do vídeo sobre o livreiro Tarcísio Pereira, também homenageado pelo evento, com direção de Tuca Siqueira. Tarcísio foi fundador de uma das mais importantes livrarias do Recife, a Livro 7, que funcionou entre as décadas de 70 e final dos anos 90.

Nos dias 19 e 20 de agosto que antecedem ao festival , acontece a RECITATA,  evento existe há cinco anos e dá o ponta pé inicial para o Festival. As apresentações classificatórias acontecem nos dias 19 (com show da banda Ínsula) e 20 (show de Rogerman), antes da abertura oficial.

A grande final será no dia 29, durante a Festa do Livro, quando se encerra o Festival. O show da noite fica por conta do grupo Ave Sangria.
A programação e todos os detalhes do festival você confere no site oficial:  www.aletraeavoz.com.br. As novidades também poderão ser acompanhadas via twitter. Basta acessar www.twitter.com/aletraeavoz .

Amannda Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário