Hospital Regional de Arcoverde garante atendimento a recém-nascido prematuro extremo que é transferido de avião para maternidade em Araripina.





O Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, pertencente à rede estadual de saúde em Arcoverde, no Sertão do Moxotó em Pernambuco, realizou nesta quarta-feira (10), transferência áerea de recém-nascido prematuro extremo para o Hospital e Maternidade Santa Maria em Araripina, no Sertão do Araripe. Com idade gestacional aproximada de 23 semanas, o bebê foi prontamente assistido por uma equipe multiprofissional formada por médicos da pediatria, enfermagem e fisioterapeutas, recebendo todos os cuidados necessários desde o momento do nascimento.

“A mãe é  uma paciente que estava com vaga regulada para outra unidade, mas entrou em trabalho de parto e precisou de socorro aqui no Hospital Regional de Arcoverde. A criança nasceu em morte aparente e nossa equipe mutiprofissional entubou, realizou caterismo umbilical que é um procedimento delicado e o bebê se manteve estável. Pedimos regulação para UTI neonatal, e pela distância para a unidade, devido a dificil mobilidade terrestre pelo grau de instabilidade no percurso, articulamos com a Central de Leitos para a remoção aérea com equipe especializada,”contou a médica da pediatria do HRRBC, Palloma Cordeiro.

A transferência foi realizada pela Secretaria de Saúde do Estado, por meio da Central Hospitalar de Leitos que autorizou o deslocamento aéreo, bem como garantiu o leito de UTI neonatal visando a continuidade do cuidado em unidade de alta complexidade, especializada no atendimento a recém-nascidos de alto risco.

“Recebemos na aeronave a paciente estável com parâmetros normais e vamos oferecer extremo cuidado no transporte aéreo pela condição de prematuridade. O trabalho da equipe do Hospital Regional Ruy de Barros Correia (HRRBC) foi essencial, a equipe maravilhosa nos cuidados e esse recém-nascido,” destacou a pediatra da equipe de transporte aéreo, Talita Lira da Luz.

A transferência aérea de Arcoverde para Araripina aconteceu no início da tarde e segundo as equipes médicas das duas unidades hospitalares, o recém-nascido chegou bem, foi levado à UTI e seu estado de saúde é estável. 

Atendimento da Maternidade 

A maternidade do HRRBC realiza cerca de 500 atendimentos com uma média de 200 partos por mês, sendo referência materno-infantil do Sertão do Moxotó. 

Assessoria de Comunicação do HRRBC 

Postar um comentário

0 Comentários