Em novo disco de estúdio, “Raízes”, Spok se distancia do frevo para se aproximar de sua própria ancestralidade.

Novo álbum do artista pernambucano traz as participações especiais de Lenine, Chico César, Grupo Bongar, Zeca Baleiro, Ylana e Thulio Xambá


Spok lança disco inédito: ouça Pautado pela memória e instigado por outros gêneros musicais, como o rock e a cena mangue, o maestro, produtor, cantor e compositor Spok se revela esteticamente inédito em Raízes, seu novo disco de estúdio, lançado em versão digital nesta sexta-feira, 27 de março - ouça aqui.


Autoridade no frevo, estilo que o consagrou no Brasil e no mundo, em Raízes, o caminho percorrido por Spok é outro. Com produção musical assinada por ele mesmo, o álbum apresenta 10 faixas e participações especiais de Lenine, Chico César, Grupo Bongar, Zeca Baleiro, Ylana e Thulio Xambá. 


A obra transcende rótulos, traduzindo-se como um mergulho artístico nas origens e nas conexões que moldam a identidade pessoal de Spok. “Isso porque o disco nasce como resultado direto de uma pesquisa minha sobre minha linhagem materna, que me conecta ao povo Tikar, originário de Camarões, no continente africano”, explica Spok.


Essa descoberta orientou  Raízes em sua temática conceitual, mas também como a força estética que apoiou as escolhas do Spok produtor, incluindo neste balaio elementos retirados do galope à beira mar, do aboio, do maracatu e do rap. 


“As escolhas rítmicas feitas partem dessa ideia central da ancestralidade, que deixa de ser apenas referência histórica e se torna matéria viva de criação”, completa o artista. “São estilos diversos compostos sob uma sonoridade híbrida e atual, e que, de quebra, apontam para novos caminhos de composição. Não é definitivo, é um caminho em construção, feito de memória, curiosidade e muito respeito”, conclui Spok.


Nos temas expressos nas composições, Spok mira a espiritualidade e o passado, abrindo pontes com o presente em homenagens diretas a Xangô e outros símbolos retirados de terreiros, espaços religiosos postos aqui também como ambientes de reflexão e reverência de Spok à sua própria origem. 


Dentro do setlist do álbum, destacam-se as canções “Bela África” (feat. Chico César), “Raízes” (feat. Grupo Bongar) e “Kaô” (feat. Lenine), trabalhadas anteriormente como singles de Raízes. Além delas, outras nuances podem ser inspiradas na faixa “Verde Chão” (feat. Ylana) e “Aboio de um vaqueiro”, de Jacinto Silva.


Ficha técnica┃ Raízes (disco)┃ Spok

Direção Musical: Spok e Miguel Mendes

Produção Musical: Miguel Mendes e Spok

Produção Executiva: Ampliar | Passo de Anjo

Assistente de Produção: Paloma Lima

Gravado no Fábrica Estúdios por Pedro França

Mixado no Fábrica Estúdios por Pedro França e Pablo Lopes

Masterizado no Fábrica Estúdios Pablo Lopes

Assistente de Gravação: Josuel Santos

Roadies: Hevilla Marques e Thaís Barreto

Fotografia: José de Holanda

Capa: Filipe Carvalho

Spok - Voz e sax barítono

Gilberto Bala - percussões e voz

Thúlio da Xambá - percussões e voz

Meme Bongar - percussões e voz

Lieve Ferreira - guitarra, viola e voz

Nilo Dias - guitarra e voz

Miguel Mendes - baixo, synth e voz

Doug Brito – bateria e voz


Informações: Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários