Inauguração do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual de Arcoverde abre um novo olhar da gestão pública para as famílias atípicas.

 Foto Amannda Oliveira

Arcoverde ganhou nesta terça-feira (02), através da Secretaria de Saúde, o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual Dr. José Genezio Lafaytte (CER II), equipamento que representa um novo olhar da gestão pública para as famílias atípicas na cidade.

O espaço voltado ao cuidado de crianças, jovens e adultos com deficiência e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma resposta de anos ao clamor de pais e mães que chegavam a enfrentar meses e até anos em filas de espera para que os seus filhos pudessem receber tratamento adequado, ou ainda, se deslocar a cidades como Recife para buscar a evolução dos seus filhos.

                                                         Foto:Amannda Oliveira

A luta tão constante por esse olhar fez com que as mães começassem a se organizar em associações para buscar fortalecer a causa e a luta pelos direitos dos seus filhos. Luta essa que muitas vezes adoecia mães e pais.

O tiro certeiro da gestão Zeca , através da Secretária Maria Clara oferece a partir desta quarta-feira , ginásio com equipamentos de fisioterapia, consultórios médicos de ortopedia, neurologia e psiquiatria, salas de atendimento terapêutico individual e em grupo, ambientes adaptados para atividades de vida diária e área de convivência infantil com capacidade para realizar, no mínimo, 2.500 procedimentos mensais, oferecendo atendimento gratuito a mais de 400 pacientes por mês, com foco na reabilitação física e intelectual, com atenção especial ao público infantil com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O serviço contará com uma equipe multiprofissional e estrutura totalmente adaptada, visando um atendimento regionalizado e humanizado. Os serviços seguirão os protocolos do Ministério da Saúde, com acesso regulado por meio das unidades básicas de saúde e acompanhamento contínuo pela rede municipal e vai fazer a diferença na vida dessas crianças e das famílias que tanto clamaram por este espaço e que hoje celebravam essa conquista.

Renata Vieira uma das fundadoras das Mães Atípicas do Sertão falou sobre a luta das mães em busca do tratamento para os seus filhos e da promessa feita por Zeca Cavalcanti durante a campanha da criação deste espaço.

                                                        Foto:Amannda Oliveira

“A gente vai entregar um dispositivo extremamente importante para o nosso município e nossa região e isso aqui é uma entrega do time Zeca Cavalcanti. Por que desde o início o prefeito me disse que a saúde precisava estar ligada a assistência, a desenvolvimento econômico, por que a fome adoece. Temos uma demanda de crianças com autismo muito grande e nós precisávamos atender essa população.”, destacou Maria Clara, Secretária de Saúde.

“Que a gente receba e acolha essas crianças e essas mães de forma carinhosa e de forma cuidadosa, por que a gente não abre mão do atendimento humanizado. Tudo aqui foi feito com recursos próprios e a gente não tem medo não, tem pressa! Por que o povo tem pressa. Na campanha eu disse que abraçaria a causa de vocês mães por que era uma causa justa esse é o primeiro passo em prol da causa.”; destacou o Zeca.

A família de Dr. José Genezio Lafaytte acompanhou de perto a inauguração.

                                       Foto:Amannda Oliveira

O evento também serviu para anunciar uma série de obras e ações que vem por aí nas mais diversas áreas.

O São Cristóvão ganhará uma UBS Tipo 3 que segundo o prefeito é um mini hospital, com recursos adquiridos no novo PAC. Assinatura da ordem de serviço das estradas do Cedec e do acesso as Caraíbas, a construção da creche do Jardim Petrópolis, a finalização da Escola das Caraíbas parada há 12 anos, a reforma de todas as escolas do município e a pavimentação completa do Veraneio e do Jardim da Serra.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários