Advertisement

Facebook

Cia Oba Ayê exibe o espetáculo Os Três amores do Rei Xangô em apresentação única em Arcoverde




O espetáculo Os Três Amores do Rei Xangô é híbrido de música e dança que tem como referência o Candomblé e seus contos. A montagem é do grupo Oba Ayê (Arcoverde, PE) e será apresentada na Estação da Cultura, no dia 01 de junho, sábado, às 19h30. A apresentação conta a história do Orixá Xangô, o Rei de Oyo e seus três amores: Oxum, Obá e Iansã.

As religiões de matrizes africanas são baseadas em itans que são relatos míticos, ou lendas, da cultura iorubá, que servem para explicar e apresentar as mitologias e simbolismos da cultura e fé de seus povos. O espetáculo, portanto, celebra a cultura popular de matrizes africanas e sua resistência secular e cumpre uma função urgente em nossa sociedade: contribuir para o fim da estigmatização de manifestações artísticas, culturais e religiosas afro-brasileiras.

“Foi um ano inteiro de pesquisa em cima dos contos de ifá. O Obá Ayiê quer mostrar essa história e quebrar preconceitos, levando essa mitologia para dentro do teatro. A pesquisa se reflete no cenário e no figurino, que trazem referências ao fogo, homenageando o rei Xangô”, explica Valderlan Baltazar, diretor do espetáculo.

O Grupo de Matrizes Africanas Oba Ayiê atua desde 2015 em comunidades periféricas da cidade de Arcoverde, desenvolvendo ações com crianças, jovens e adultos Suas atividades englobam montagem de espetáculos, rodas de conversa, oficinas de percussão, música e expressão corporal para bailarinos.

Antes da peça “Os Três Amores de Xangô” haverá a abertura com o Grupo Muzenza de Capoeira (Arcoverde), com a apresentação de “Capoeira de Outra Maneira”, que conta cronologia da capoeira e sua evolução durante a escravidão e os períodos anteriores e posteriores a isso até o contemporâneo, mostrando suas fases e necessidades de cada período. O espetáculo mostra como a capoeira se manifestou no Brasil, através de versos, canções e cenas e com seus movimentos reais e característicos. “Esse nome, Capoeira de Outra Maneira traz a nossa vontade de mostrar a capoeira de outra forma, fazendo com que agregue conhecimento ao público, mesmo que ele não pratique a capoeira”, conta 
Tourinho, professor do Grupo Muzenza Arcoverde e diretor do espetáculo “Capoeira de Outra Maneira”.

SINOPSE:

Conta uma lenda que no início de tudo, Obatalá criou o mundo dos homens e deu a eles o poder de semeá-lo com um sentimento tão profundo e belo chamado: Amor.

Pelas cercanias do reino de Oyó, capital iorubá na África, viveu Xangô – um nobre Alafin (Rei), filho de Oranian. Dono de um temperamento forte, ele era valente, destemido e justo. Era temido, e ao mesmo tempo adorado. Teve várias esposas, mas não amou verdadeiramente nenhuma delas. Em seu coração possuía um grande vazio a ser preenchido, mas não queria qualquer uma.

Queria uma esposa que fosse digna de ser sua mulher e reinar ao seu lado. Um dia vagando pelo Ayê (terra), o rei encontrou o amor e quis usufruir dele, começava ali então uma jornada em busca do seu amor verdadeiro.

SERVIÇO

Os Três Amores do Rei Xangô
-gratuito -
classificação : livre
Quando: 01 de junho, Sábado, às 19h30
Onde: Estação da Cultura (Av. Zeferino Galvão, 119 - Santa Luzia, Arcoverde - PE)

Jéssika Betânia

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...