Advertisement

Facebook

Feira Literária do Sertão - Felis começa nesta quinta-feira em Arcoverde


Com o tema “Literatura e Resistência”, acontecerá na cidade de ArcoverdeFeira Literária do Sertão – Felis (@felis.arcoverde). O evento será realizado na Praça Winston Siqueira (mais conhecida como Virgínia Guerra) de 03 a 06 de novembro, mas já iniciou as ações descentralizadas desde quinta-feira, 27 de outubro, com roda diálogo na comunidade Quilombola do Sítio Mundo Novo, em Buíque.

Em sua quarta edição, a Felis é uma realização da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) e do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde (@cocar.arcoverde).  Considerada o maior evento literário do Sertão do Moxotó, a feira integra o Circuito Cepe de Cultura, que até dezembro promoverá mais quatro feiras culturais em diversas regiões do Estado.

Em praça pública, haverá estandes de exposição e vendas, espaço infantil (Felisinho), Arena Cultural e espaço para lançamento de livros. Será uma intensa movimentação cultural com palestras, oficinas, batalha de MCs, rodas de conversa, contações de histórias, brincadeiras populares, apresentações de escolas, shows musicais, declamações e, como novidade desta edição, o Cine FELIS, onde serão exibidos curtas metragens de produtores do Sertão como: “Uma Balada para Rocky Lane”, direção Djalma Galindo; “Da Infância ao Som dos Tambores – Mestre Val”, direção e roteiro Diego Padilha e Jadson André;  “A Nave de Manoel Socó”, direção e roteiro de Severino Dadá e “Clássico Episódio I – Dom Quixote. Para quem Gosta de Cordel”, Direção de Djaelton Querino.

As apresentações culturais contarão com a participação da revelação da cena pernambucana, Almério; pocket show de Sevy Nascimento e artistas da terra como Kleber Araújo, Renata Cordeiro, Leandro Vaz e de Kelly Rosa e a Mostra Autoral de Música Arcoverdense – MAMA.

LANÇAMENTOS - A Cepe Editora apresentará ao público três importantes títulos do seu catálogo: “Lia de Itamaracá: nas rodas da cultura popular”, biografia da cantora e Patrimônio Vivo da cultura pernambucana escrita pela jornalista Michelle de Assumpção (sexta-feira, 04, às 16h); “Feira de sonhos - Artesanato pernambucano”, obra com textos dos jornalistas Catarina Lucrécia Araújo e Márcio Markman e fotografia de Daniela Nader, que conta a história de 11 mestres das mais diversas tipologias (sábado, 5, às 19h), além da obra “Personagens Esquecidas”, que reúne 25 contos do escritor, jornalista  e membro  da Academia Pernambucana de Letras, Cícero Belmar (domingo, 6, às 17h). Todos os lançamentos contarão com bate-papo em que os autores irão falar sobre o processo de criação de cada título.

No palco da Felisinho, a Cepe também contribui uma programação especial voltada ao público infantil.  Serão contações de histórias dos livros “Xicaré contra o monstro do vaso”, de Marcela Pandolfi (sexta-feira, 4, às 15h30); “A palavra da boca pra fora”, de Clara Angélica (sexta-feira, às 17h) e Rafa, o piloto de girafa, de Henrique Vale (sábado, 5, às 17h). As contações ficarão a cargo de Alberes Marques, psicopedagogo e contador de histórias por formação.

 A editora participa da feira com um estande de 50 metros quadrados e levará para Arcoverde parte significativa do seu catálogo - cerca de 700 livros, além de edições da revista Continente e do Jornal Pernambuco.

OFICINAS - No período de 01 a 04 de novembro, a FELIS desembarca na EREM Carlos Rios em Arcoverde, onde acontecerá a Oficina de Hip Hop Rimas do Sertão e a Oficina de Autopublicação – O livro de dentro. A primeira será ministrada para cerca de 30 estudantes pelo rapper e produtor cultural, Zord Mc e a segunda pelo historiador e editor da Titivillus, Rodrigo Acioli.

EXPERIÊNCIA - Surgida inicialmente com o intuito de abrir espaço na agenda cultural da Cidade e Região para o seguimento literário, a Feira Literária do Sertão se consolida como evento plural e diverso, que tem demonstrado ser uma experiência cultural relevante, com intenso intercâmbio cultural. Revela-se também como instrumento de geração de renda através do turismo e da criação de oportunidades na economia criativa.

Felis conta com apoio do Sesc e da Prefeitura Municipal de Arcoverde, através das Secretarias de Educação, Cultura e Turismo, além da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-AESA. Expectativa dos organizadores é de um público diário cerca duas mil pessoas, considerando o envolvimento de instituições públicas e privadas de educação e das pessoas que irão à Praça para participar das atividades realizadas ao longo do evento.

SERVIÇO:

Feira Literária do Sertão – FELIS 2022

Data: 03 a 06 de novembro

Local: Arcoverde


Assessoria de Imprensa: Teresa Padilha/NEX Comunicação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...