Advertisement

Facebook

Forró Escaletado conta histórias vividas na estrada no EP “Viajei”

Foto: Ximba

O Forró Escaletado, banda independente de Olinda, lançou seu primeiro EP “Viajei”, nesta quinta-feira (2), em todas as plataformas de streaming. O trabalho inédito apresenta uma trilogia de faixas que se entrelaçam numa única história (“Viajei”, “Cultivando Saudade” e “Pescador”) e conta, de maneira leve e poética, as experiências vividas pela banda numa série de viagens realizadas pela América Latina, entre Pernambuco, Paraíba, Bahia, Chile e Argentina, de 2017 a 2020.

Forró Escaletado é formada por quatro músicos que levam na sua música referências do forró pé-de-serra, xote e baião num formato diferenciado e inovador: Ícaro Annes, na escaleta (substituindo musicalmente a sanfona); João Pedro Amarante, no vocal, triângulo e pandeiro; Max Espíndola, no vocal e violão; e Raphael Douglas, na zabumba.

“Em “Viajei” narramos acontecimentos e paisagens marcantes envolvidas com a atmosfera da estrada, e buscamos falar sobre a natureza e a saudade de estar longe de quem se ama e das nossas raízes. As canções se entrelaçam entre si e formam a trilha sonora das viagens que foram determinantes e fundamentais para a formação da identidade do grupo”, comenta Icaro Annes.

“Como as músicas surgiram neste contexto de viagens, o EP fala muito sobre nossas vivências na estrada. É um trabalho que narra as paisagens que estávamos conhecendo e as pequenas coisas da vida que nos alegram. Estar longe de casa e das raízes que construímos também abre espaço para falarmos de sentimentos como a saudade e o amor”, ressalta João Pedro Amarante.

Segundo Max Espíndola, a banda estava preparada para entrar no estúdio e gravar um EP um pouco antes da pandemia começar, mas os planos tiveram que ser adiados por dois anos. “De certa forma, este processo nos fez bem porque tivemos mais tempo para amadurecer as músicas. Fomos morar juntos num sítio em Barreiros, Zona da Mata Sul, e dessa experiência tivemos a oportunidade de pensar a fundo a proposta do EP, assim como outros trabalhos que lançaremos depois”.

Dos primeiros passos da gravação até o lançamento, o processo de produção do EP demorou pouco mais de um ano para ficar pronto. Sem incentivo ou financiamento, a banda buscou procurando pessoas que acreditavam no seu trabalho.

“Thiago Teteo, um grande amigo e excelente produtor, abriu as portas do home estúdio dele e, com exceção das percussões, gravamos tudo de maneira bem simples. O processo da captação até a masterização final levou pouco mais de seis meses. Icaro Annes gravou as escaletas, eu gravei o violão e vozes, JP Amarante também gravou vozes, Márcio Rastaman percussões e Will Medeiros contrabaixo”, explica Max Espíndola.

O Forró Escaletado começou como um coletivo de arte de rua no final de 2017, e a partir do final de 2018 se consolidou como uma banda. Do começo do ano pra cá, o grupo lançou dois singles que se conectam musicalmente com o novo EP: “Cheiro da Manhã" e “Deus que me livre”, também disponíveis nas principais plataformas de streaming.

Em 2021, a banda lançou uma live produzida com recursos da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, onde foram apresentadas estas canções autorais e outros covers (clique AQUI e confira).

Serviço:
Clique AQUI e ouça o EP ‘Viajei’, do Forró Escaletado
Clique AQUI e ouça o single Deus que me livre
Clique AQUI e ouça o single Cheiro da Manhã

Marcus Iglesias

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...