Advertisement

Facebook

Noite de protestos faz Câmara de Vereadores cancelar sessão em Arcoverde

Dezenas de pessoas lotaram a plenária da casa e a frente da Câmara

Foto: Cedida via WhatsApp

Se a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco acreditava que a nota a respeito da transferência do Delegado Israel Lima Braga Rubis da delegacia regional de Arcoverde para a cidade de Vitória de Santo Antão, acalmaria a revolta do povo da cidade, se enganou. 
Na noite desta segunda-feira, 30 de setembro, os protestos foram retomados na sessão da câmara de vereadores da cidade e fizeram com que a presidente da casa, Célia Galindo, suspendesse a sessão. Os vereadores saíram embaixo das vaias dos manifestantes e a presidente da casa teve que ser escoltada pela polícia. 


Relembre o caso

Tudo começou na última quinta-feira, 26 de setembro quando o delegado Israel da 19ª Área Integrada de Segurança, com sede em Arcoverde, comunicou através das redes sociais que estava deixando a cidade por que havia recebido uma nova missão e agradeceu a população das dez cidades onde atua o carinho com que foi recebido. 

A notícia gerou uma série de protestos na cidade e acabou reunindo entidades como a Associação Comercial de Arcoverde - ACA, Câmara de Dirigentes Logistas - CDL, Lions, Rotary, OAB, Sesc e maçonaria, que junto com a população deram entrada no Ministério Público solicitando uma investigação das causas da transferência.

O Ministério Público abiu investigação na 4.ª Promotoria de justiça de Arcoverde, considerando o apoio da população através de manifestações e o bem estar da cidade. Segundo os autos, o órgão vai investigar e apurar a veracidade da remoção do delegado e as eventuais razões.





NOTA  da SDS:

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Civil de Pernambuco, vem investindo fortemente no enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), notadamente, com motivação vinculada ao tráfico de drogas. Considerando ainda o compromisso do Governo nesse intento, corroborando as ações de enfrentamento à criminalidade violenta, decidiu pela criação das novas Delegacias de Polícia de Repressão ao Narcotráfico, interiorizando a prestação desse serviço especializado, anteriormente disponibilizado apenas para a capital e Região Metropolitana do Recife. Essas e outras ações demonstraram de forma inquestionável a efetividade na redução da criminalidade, conforme última divulgação do Anuário Nacional da Violência em que Pernambuco figura como Estado com melhor desempenho no enfrentamento a esse tipo violência, traduzido nos 22 meses de redução contínua dos crimes contra a vida e nos 24 meses consecutivos de redução dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), consolidando o programa estadual Pacto pela Vida, como a melhor política pública de segurança do país.

Diante do exposto, em consonância com o princípio da eficiência, incumbe a Polícia Civil de Pernambuco enfrentar, assim como as demais operativas, esse real desafio. Por esse motivo, tendo em vista a excelência demonstrada pelo delegado Israel Lima Braga Rubis no exercício das suas funções à frente da Delegacia Seccional de Arcoverde, o credenciou na designação para a missão de combater a grande motivação dos crimes contra a vida: o tráfico de drogas na AIS-12, sendo indicado para assumir a 6a Delegacia de Polícia Especializada de Repressão ao Narcotráfico/DENARC, localizada no município de Vitória de Santo Antão, tendo a nobre missão institucional de mudar a realidade da referida área integrada, razão pela qual a instituição mais uma vez reconhece a capacidade do referido profissional, com a certeza de que, na atuação integrada com as demais forças policiais que fazem parte da SDS, o atual cenário negativo será revertido, possibilitando a melhoria dos índices registrados na região.

O Pacto pela Vida e o seu comitê gestor vêm monitorando semanalmente a incidência criminal nos municípios e bairros que fazem parte da Área Integrada de Segurança 12, com sede na cidade de Vitória de Santo Antão, constatando resultados que exigem uma reformulação na condução gerencial de modo a impactar na redução da criminalidade, principalmente, contra a vida, maior bem jurídico do cidadão. No acumulado do ano, a referida área integrada possui a pior taxa de CVLI por 100 mil habitantes, dentre as 26 áreas integradas de segurança do Estado. Nos últimos três meses, a referida área foi a que mais contribuiu para a taxa de CVLI em Pernambuco, com uma projeção, se nenhuma atitude fosse tomada, de alcançar o segundo pior ano da sua série histórica desde 2004, ameaçando sobremaneira a meta determinada para todo o Estado, razão pela qual a omissão em agir e mudar aquela realidade é imperiosa. 

Assessoria de Comunicação Social
Polícia Civil de Pernambuco

A Associação dos Delegados da Polícia Civil divulgou uma nota nesta segunda-feira, afirmando que houve ingerência política na transferência do delegado como publicamos anteriormente.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...