Advertisement

Facebook

Programa Criança Feliz inicia ciclo de oficinas em Arcoverde

Compondo as ações do Programa Criança Feliz no município, por iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a Prefeitura de Arcoverde e o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE) promoveram, nesta sexta-feira (14), a primeira oficina do projeto na região. A atividade, que explanou o tema ‘Macroestratégias para Implementação de Programa de Desenvolvimento Infantil em Nível Local: os programas sociais, a intersetorialidade e a promoção do desenvolvimento infantil’, aconteceu no auditório do Hotel LW, sendo ministrada pelo médico sanitarista e consultor do programa, Cláudio Duarte, contando ainda com as presenças das secretárias de Saúde, Andreia Britto; de Assistência Social, Regina Manzi; e de Educação, Patrícia Padilha; além de membros do Comitê da Primeira Infância no município.
“Este é um projeto muito importante para a nossa cidade. A prefeita Madalena Britto está acompanhando de perto a integração do programa e a partir de agora estaremos dando início às oficinas de capacitação. Os gerentes de iniciativas voltadas à assistência social também contarão com uma capacitação do Estado, mas com a consultoria mais de perto, por meio de oficinas, esperamos que a nossa cidade seja destaque no andamento de um programa que é tão fundamental para o desenvolvimento da primeira infância”, ressaltou a secretária de Saúde, Andreia Britto.
Para a secretária de Assistência Social, Regina Manzi, as oficinas possuem como importância não apenas a abordagem de estratégias necessárias, mas também a coleta de questionamentos que facilitem um melhor entendimento do que o programa propõe em cada localidade onde estará sendo viabilizado. “Através destas atividades, os estados estarão elencando propostas, questionamentos e dúvidas que surjam por parte de seus participantes, de modo a facilitar que o que se encontra incoerente dentro da execução do programa seja resolvido de maneira coletiva e de acordo com as necessidades locais”, comentou.

Através de exposições dialogadas, foram exploradas na oficina determinantes do desenvolvimento infantil e sua relação com a qualidade de vida das crianças, além de experiências de programas equivalentes já em execução no Brasil. A atividade também discutiu com os participantes a intersetorialidade e como ela está sendo realizada no território nacional, refletindo especialmente sobre características de um programa integrado. 

O Programa Criança Feliz possui como finalidade promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento integral na primeira infância, com a realização de visitas periódicas a famílias que são beneficiadas pelo Bolsa Família e que possuem bebês ou crianças de até três anos de idade, o programa visa mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente, nos primeiros mil dias de vida. 
ASCOM/PMA

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...