A Coordenadoria da Mulher realiza em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, a segunda edição do Projeto Artesãs Empreendedoras. O curso chegou a Arcoverde com a proposta de capacitar as artesãs para o empreendedorismo e através de uma busca sobre a identidade cultural da cidade e de material que poderia ser utilizado pelas artesãs, se chegou a um denominador comum: a importância de trabalhar o artesanato de identidade. Aquele que traduz o que é nosso e nos identifica em qualquer lugar do mundo como o nosso Samba de Coco ou personagens como os Bois.
A professora Marilena Cardoso também mostrou as artesãs que produtos encontrados na natureza como a Algaroba, a cabaça, o angico e a palha do milho são matérias primas ricas e em grande quantidade na cidade.
A professora Marilena Cardoso também mostrou as artesãs que produtos encontrados na natureza como a Algaroba, a cabaça, o angico e a palha do milho são matérias primas ricas e em grande quantidade na cidade.
Sempre que vamos a uma cidade e queremos levar algo de lembrança, buscamos um artesanato que retrate a cultura local. Em Arcoverde, essa prática nunca foi comum aos artesãos que segundo Nevinha " Esse curso foi pra nós artesão, uma realização. Nós queríamos que Arcoverde fosse identificado com um artesanato específico e não tinha. Saímos fortalecidas desse curso e queremos um voto de confiança dos órgãos públicos para escoar o que produzimos através de feirinhas e eventos que possamos expor os trabalhos."
A coordenadoria da mulher foi fundada em abril de 2016 e vem desenvolvendo um lindo trabalho na cidade, acolhendo mulheres vítimas de violência, dando abrigo as que precisam e capacitando para que essas guerreira possam ter autonomia financeira para se livrar das garras da violência e ter uma vida nova.
O Projeto Artesãs Empreendedoras é uma realização da Secretaria da Mulher de Pernambuco, através de convênio com a Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal e parceria com os Organismos Municipais de Política para Mulheres.
A culminância do curso acontece na próxima quinta-feira , 02 de fevereiro, com a I Mostra do Projeto Artesã Empreendedora de Arcoverde, às 19h na sede do Coco Trupé em mais um ensaio aberto.
A culminância do curso acontece na próxima quinta-feira , 02 de fevereiro, com a I Mostra do Projeto Artesã Empreendedora de Arcoverde, às 19h na sede do Coco Trupé em mais um ensaio aberto.
Amannda Oliveira
Excelente notícia! No tempo em que morei em Arcoverde, não havia um DNA arcoverdense em termos de cultura, de artesanato. Agora já há em muitas manifestações culturais, como o Coco, a música, São João... Muito bom!
ResponderExcluir