Advertisement

Facebook

Arcoverde recebe espetáculo " Mundo ao Redor"

A coreógrafa Adriana Carneiro chega à cidade com o espetáculo de dança contemporânea que trabalha interação de imagens em tempo real. Será nos dias 20 e 21 de novembro, às 20 horas, no Teatro Geraldo Barros, que fica no SESC de Arcoverde.

Crédito: Thalita Rodrigues e Danilo Leal

O espetáculo de dança Mundo ao Redor, de Adriana Carneiro chega a Arcoverde, em turnê regional, através do Edital doFuncultura Independente.  O solo trabalha a aceitação do corpo como parte integrante de um sistema que abriga pessoas, corpos e coisas. Nos dias 20 e 21 de novembro, às 20h, o espetáculo fica em cartaz no Teatro Geraldo Barros, que fica no SESC de Arcoverde (Av. Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364). A entrada é gratuita e os ingressos estarão disponíveis, no local, a partir do dia 16 em horário comercial.

No sábado (21), a partir das 9h, Adriana Carneiro fará uma oficina de dança, também, gratuita para estudantes da área. Para participar, os interessados devem realizar sua inscrição, no setor de cultura do SESC Arcoverde, também, a partir do dia 16, em horário comercial. Vinte vagas estão sendo disponibilizadas para a oficina voltada para um público de faixa etária a partir dos 15 anos de idade.

Mundo ao redor é construído com fusão de linguagens que envolvem fluxos de movimentos, palavras, projeção e interação de imagens. Adriana Carneiro, idealizadora, intérprete e coreógrafa do espetáculo, trabalha em um tom intimista as expressões corporais. “Nós trabalhamos imagens do dia a dia, em Recife, como inspiração para pensar o corpo transeunte, o corpo a corpo, o corpo sistema, o sistema que agrega corpos e se move em uma constante leva, às vezes circular, às vezes linear e, assim, cria a dança do indivíduo”, explica ela.

O solo é realizado com áudio descrição, para pessoas com deficiência visual, e produzido pela Alves Produções. Em 2015, já fez temporadas em Surubim, Goiana, Tocantins e Goiás.

Mundo ao Redor – foi concebido em 2011 com uma ideia base na Teoria de Unwelt – palavra alemã que significa ambiente. A Teoria indica que a mente e o mundo são inseparáveis, por que é a mente que interpreta o mundo, segundo o biocemioticista Jacob Von Uexkül. “A partir desta perspectiva, observando o corpo ligado a este raciocínio, denominei-o corpo pensante, também criador do seu próprio Umwelt. Subjetivamente, este Umwelt é também uma parte do Recife, é uma parte do criador intérprete e de todos em sua volta, mas pode ser em qualquer outro lugar no mundo e também, a partir da relação em que o homem faz da sua própria consciência e percepções diversas, advindas do seu próprio entorno”, explica Adriana Carneiro. O espetáculo estreou em 2012, na Casa Mecane, em Recife, e foi premiado em 2009 com o Fomento às Artes Cênicas, através do SIC Municipal e Secretaria de Cultura da Cidade do Recife. É um produto conceitual, com trinta minutos de duração, criado também com este propósito de interagir com a sociedade através das artes.  Comunica-se pela versatilidade que a temática oferece com interação midiática de software livre, e a dança em tempo real. A obra, já foi apresentada ao público em circulação nacional em parceria com o SESC-GO e SESC-TO, bem como em Manaus, no Mova-se Festival de Dança de Manaus, e em Goiânia, na Mostra de Dança Manga de Vento que ocorreu no Teatro Centro Cultural da UFG (Universidade Federal de Goiás).

Adriana Carneiro – pernambucana formada em Tanzpädagogik pelo Konservatorium Wien Privatuniversität, em Viena. Entre 2008 e 2009 estrelou o solo Estação, apresentado no 14º Festival Internacional de Dança do Recife, Festival de Dança e Teatro Janeiro de Grandes Espetáculos. Em 2009, produziu o vídeo dança Degrais, exibido no Seminário Interseções Corpo e Olhar, no Centro de Arte e Comunicação da UFPE, no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, na PlayRec, no Cine Teatro Apolo e no Festival de Inverno de Garanhuns. De 1999 a 2006, trabalhou no Tanztheater LUZ em Viena, do qual foi criadora. Lá, participou de outras produções como  Strassenkinder, Schale & Kern e Der Weg auf dem Weg.


Serviço:
O quê: Espetáculo de dança Mundo ao redor
Quando: 20 e 21 de novembro, às 20h
Onde: Teatro Geraldo Barros, que fica no Coletivo SESC de Arcoverde (Av. Capitão Arlindo Pacheco de Albuquerque, 364)
Entrada: Gratuita
Categoria: Livre
Contato SESC Arcoverde: (87) 3821.0864

Clara Albuquerque

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...