sábado, 25 de julho de 2015

Cidades sertanejas recebem a primeira etapa do II Ciclo de Capacitação da Seplag


Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) encerra, nesta sexta-feira (24), as atividades de mais uma etapa do Ciclo de capacitação oferecido aos gestores municipais do Estado. Coordenado pelo Instituto de Gestão, a iniciativa faz parte de uma estratégia do Governo de Pernambuco de apoiar os municípios neste momento de crise econômica. Os ciclos acontecem de forma regionalizada e essa primeira etapa foi realizada em Petrolina. As aulas foram ministradas ao longo da semana e participaram gestores de 14 cidades do Sertão pernambucano.

Em agosto, acontecem as etapas do Agreste e da RMR/Zona da Mata. O primeiro módulo do Ciclo de Capacitação foi realizado em junho, no mesmo formato regionalizado. Na ocasião, foram oferecidos cursos de Captação de recursos e convênios e Contratação, fiscalização de obras públicas e prestação de contas.

Em Petrolina, foram oferecidos os cursos de Elaboração de projetos de obras e serviços e de Sistema de gestão de convênios e contrato de repasse (Siconv). O primeiro foi ministrado por Elmar Pessoa, funcionário do Tribunal de Contas de Pernambuco, e o segundo por Alexandre Marinho, do Consórcio Metropolitano de Transportes, Grande Recife.

A coordenação do evento ficou sob a responsabilidade da gestora governamental da Seplag Maria Luisa Leal Vasconcelos, que destacou o conteúdo das discussões. “Os cursos foram excelentes, bem avaliados pelos participantes. As temáticas envolvidas vão ajudar as prefeituras a captarem mais recursos para os municípios em um momento crucial”, disse.

Para Maria Franciele da Silva, gestora de convênios e contratos da Prefeitura de Ouricuri, o Ciclo é uma oportunidade que as prefeituras têm de preparar sua equipe para buscar novas formas de convênio, melhorando o desenvolvimento do município. “É uma pena que nem todas as prefeituras estão aproveitando para participar, pois o Estado planejou de forma regionalizada para minimizar os custos para os municípios", afirmou.

Já Belarmino Humberto dos Santos, assessor técnico da Prefeitura de Cabrobó, falou sobre a necessidade que as prefeituras tinham de ações como essa. "Foi maravilhoso, pois há muito tempo os municípios careciam de treinamentos. Inclusive eu solicitei, no Todos por Pernambuco, apoio do Governo do Estado através de cursos para as prefeituras", comentou.

ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário