Advertisement

Facebook

Reforma do Teatro do Parque é anunciada


O Teatro do Parque, equipamento cultural dos mais tradicionais do Recife, deve voltar a assumir sua vocação de templo do cinema e teatro da cidade. O local, fechado desde 2010, teve a reforma autorizada pela Prefeitura do Recife com a assinatura, ontem, do termo de serviço para que as obras comecem imediatamente. O prazo máximo para a conclusão dos trabalhos é de 24 meses, e isso significa que o teatro ficará fechado em 2015, justamente o ano de seu centenário. Este também é o primeiro grande projeto para a cultura anunciado pelo Executivo Municipal após a aprovação da Lei Orçamentária Anual do Recife para 2015, que prevê um corte de 16% no orçamento para o setor.  


 A reforma e modernização do Teatro do Parque vão custar R$ 8.225.751,47, com execução feita pela empresa Concrepoxi, e será bancada pelo Gabinete de Projetos Especiais da prefeitura, com a supervisão da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Entre os empecilhos para o funcionamento do teatro, estão especialmente problemas no sistema de drenagem. A intenção da prefeitura é de que o espaço volte a funcionar como um cineteatro para o público, com equipamento digital, nova maquinaria para espetáculos teatrais e novo paisagismo. 

Os estudos para a reforma foram realizados pelo Centro de Estudos Avançados de Conservação Integrada (Ceci), que gerou o Plano de Conservação do Teatro do Parque. “O espaço estava paralisado devido a muitos problemas. O cinema, por exemplo, vai voltar a funcionar e o público será o grande beneficiado”, afirmou o prefeito Geraldo Júlio.

A reforma acontece após mobilização de artistas e da sociedade civil que, em mais de uma ocasião, chamaram a atenção para a importância do equipamento cultural por meio de eventos como o Ocuparque, realizados em 2013 e neste ano. O dinheiro da reforma, por sua vez, virá de remanejamentos dentro do próprio orçamento do Executivo Municipal. “Também devemos tentar a captação de recursos privados e já apareceram interessados”, afirma o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

HISTÓRIA - O Teatro do Parque foi construído pelo comerciante português Bento Luís de Aguiar e inaugurado em 1915. Em 29 de julho de 1959, foi desapropriado pelo prefeito Pelópidas Silveira e reinaugurado em 13 de setembro do mesmo ano. A última reforma foi realizada em 1999, quando foi instalado o sistema de refrigeração do local. Desde 29 de agosto de 2012, o complexo arquitetônico do Teatro do Parque é Imóvel Especial de Preservação (IEP), ou seja, a construção não pode ser demolida ou perder suas características. 

+itens da reforma

- Alvenarias com revestimentos e pinturas
- Substituição/recuperação de toda a coberta
- Substituição do sistema de drenagem
- Substituição das instalações elétricas
- Revisão com modernização do sistema de climatização
- Revisão e/ou substituição das instalações hidrossanitárias
- Substituição do sistema de prevenção e combate a incêndio
- Substituição e ou recuperação das esquadrias
- Substituição do piso do palco
- Novo tratamento acústico
- Implantação de novo sistema de áudio e vídeo (sistema digital com tecnologia 4k) para atender ao teatro e ao cinema
- Modernização da iluminação cênica

Informações: Diário de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...