Oi gente,
Hoje começamos aqui com uma coluna voltada para as noivas. É isso mesmo! Vai começar uma coluna semanal totalmente voltada para o Dia D tão sonhado por nós mulheres.
Eu casei esse ano e quando fui pedida em casamento pelo meu marido, surtei. Eu queria de uma vez só, definir a festa, os convites, a fotografia, o vestido.... E nem sempre nós sabemos onde encontrar o que desejamos ou tão pouco por onde começar os preparativos deste dia que se não for bem planejado pode nos enlouquecer.
Assim sendo, vamos falar do que deve ser um dos primeiros passos a serem dados pelos noivos: As despesas de um casamento na ponta do lápis.
Casamento é a realização de um sonho de duas pessoas que se amam e que querem compartilhar a vida com o outro, mas se não tivermos cuidado, o casamento pode virar um pesadelo. Vou explicar por que.
Sonhar com o casamento é a melhor coisa do mundo, mas quando começamos a colocar no papel as despesas da festa, temos a impressão imediata de que não vamos dar conta do recado.
O ideal para não perder-se em meio aos gastos, é relacionar as despesas que você vai ter com a sua festa.
Antigamente toda a despesa de um casamento ficava por conta dos pais da noiva, enquanto a família do noivo com as custas da moradia nova e da lua de mel. Hoje as despesas da festa, enxoval , lua de mel e moradia são por conta dos noivos. Tudo tem sido dividido de forma igual.
No meu caso e do meu noivo nós dividimos tudo, e nada em feito sem comum acordo e vontade dos dois. Em primeiro lugar, veja quanto vocês tem para gastar, em seguida, faça o levantamento do número de convidados que é uma das coisas mais difíceis que fiz na vida. Tendo a mão o número de convidados, faça os orçamentos e planeje o seu casamento. Logo, planeje o seu casamento pensando sempre em quanto dispõe para o mesmo.
Em termos gerais, as maiores despesas de um casamento são com buffet e serviço de Fotografia e Filmagem. Se um ou os dois são fascinados por fotografia, como é o nosso caso, pode-se fazer um planejamento financeiro voltado para que a Fotografia tenha uma parcela maior do que o previsto, assim os demais contratos deverão ser reduzidos um pouco para compensar.
Para auxiliar os seus gastos, relacione os custos básicos que são:
- Igreja e registro civil: decoração, música, taxas e despesas com a documentação;
- Recepção: bebidas, buffet, bolo, doces, decoração, ambientação, música, iluminação, taxas;
- Organização: cerimonial e planejamento;
- Trajes: traje do noivo, vestido da noivas, damas e pajens;
- Acessórios: alianças, brincos, grinalda, sapatos, véu, bracelete e afins;
- Convites: confecção, caligrafia e envio;
- Cuidados especiais: maquiagem e cabelo, dia do noivo e da noiva;
- Registro: fotografia e filmagem;
- Outros: adereços, segurança, garçon, bartender, carro da noiva, lembrancinhas, lua de mel, núpcias, chá de panela/bar.
O ideal é relacionar o que é prioridade e ir efetuando o pagamento por etapas.
Tem hora que dá um certo desespero, mas tenho certeza, que vai valer a pena.
Amannda Oliveira
0 Comentários