Advertisement

Facebook

Isaar se apresenta no lançamento do "Espaço o Poste"

Neste sábado (06), a partir das 21h, acontece o lançamento oficial do espaço O Poste. Na ocasião haverá apresentação intimista da cantora Isaar, com seu novo CD o projeto “TODO CALOR”, com canções de arranjos enxutos e singelos, executados pela sua banda. No abre da noite, haverá a estreia de “A Receita”, um solo teatral com a atriz Naná Sodré. Com texto e direção de Samuel Santos, a peça fará temporada aos sábados no horário das 20h no local. O tempo de duração é 40min.A entrada na inauguração é gratuita, e a partir da semana que vem, a entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). O espaço O Poste fica na Rua da Aurora, 529, loja 1 (Prédio amarelo situado na esquina da secretaria de policia e rua da Aurora).

A peça é tragicômica e descreve um universo feminino e particular. Naná Sodré encarna uma mulher anônima e invisível, em situação de total disparate, devaneio e abandono. Morte, violência, loucura e a intolerância de uma maneira peculiar são narradas nesse solo explorando diversos pontos de vista. Abordando suas inexoráveis naturezas e revelando uma dramaturgia atual, antenada com as questões de uma personagem no seu processo limite.

A Receita teve seu início em Brasília no VI Masters-in-Residence com Eugenio Barba e Julia Varley-Edição Comemorativa - O Diálogo das Técnicas 2013, e lá foi apresentada em formato reduzido (5min.) e exercitada a partir das observações do diretor Eugênio Barba e da atriz Julia Varley. Fundamentada num processo autônomo o processo teve sua continuidade em Recife, com o apoio do Edital de Ocupação do Teatro Joaquim Cardozo/UFPE, período de maio a julho de 2014.

O ESPAÇO O POSTE - Da necessidade de realizar suas pesquisas, treinamento, formação e apresentação de seus espetáculos, o grupo O Poste Soluções Luminosas vem há quatro anos em busca de um espaço cultural na cidade, onde não só servisse ao grupo mais também a outros artistas. ESPAÇO O POSTE, esse é o nome do teatro de bolso com capacidade para 60 pessoas e está localizado na rua da Aurora, 529, em frente ao rio Capibaribe. O espaço é de caráter alternativo, sem palco fixo - um dos pontos caraterísticos do ambiente, pois coloca o artista e o espectador no mesmo plano – e todo revestido com madeira e materiais alternativos como Paletis, que são utilizados nas paredes e em forma de acentos com acolchoamento, criando um ambiente aconchegante e próprio para uma boa acústica. O espaço possui iluminação cênica, mas como a característica do local é fugir da caixa cênica tradicional, não possui coxias e os objetos de cena e cenários serão manuseados pelos próprios artistas, pois o espaço não possui urdimento. Esse formato torna qualquer obra encenada no espaço bem intima, conectando a obra de arte e a plateia. No espaço também terá uma mini biblioteca para consulta e pesquisa.

SOBRE ISAAR
Cantora, compositora e instrumentista, Isaar começou a vida artística como brincante no Maracatu Piaba de Ouro, de Olinda/PE, em 1995. De 1997 a 2004, integrou a banda Comadre Fulozinha, com a qual gravou dois CDs e se apresentou em diversas cidades do Brasil. Integrou os projetos DJ Dolores & Orquestra Santa Massa (2001) e DJ Dolores & Aparelhagem (2004), nos quais era a cantora principal e coautora de algumas músicas. Participou da gravação de álbuns das bandas Siba e A Fuloresta, Mundo Livre S/A, Eddie e Cidadão Instigado e de várias trilhas sonoras para teatro, dança e cinema, como Deus é Brasileiro, A Máquina e Narradores de Javé. Em 2008, compôs o elenco do projeto Era Iluminada: Tropicália, ao lado de Tom Zé, Roberta Sá e Júpiter Maçã, em São Paulo/SP. Em 2014, lançou, virtualmente, o álbum Todo Calor.

SOBRE O GRUPO DE TEATRO O POSTE
O grupo O Poste Soluções Luminosas surgiu no ano de 2004 como grupo de Iluminação Cênica e durante a sua trajetória assessorou tecnicamente companhias e grupos, desenvolveu atividades em vários espetáculos e ministrou cursos em várias instituições. No ano de 2009 com a montagem do espetáculo Cordel do Amor sem Fim, de Claudia Barral, o grupo ampliou seu campo de atuação, tornou-se também um grupo de produção artística onde as pesquisas teatrais calcadas no resgate antropológico aliado ao teatro físico passaram a nortear as ações dos seus componentes.

Já com esse perfil o grupo vem há quatro anos, em uma atividade de pesquisa na matriz africana e essa como base de uma ancestralidade corporal e vocal pelo viés artístico teatral, traçando um paralelo entre as incorporações dos Orixás nos terreiros de Candomblé e Umbanda, procurando aproximar essa investigação aos processos de Michael Chekhov, Vsevolod Meyerhold, Eugenio Barba e Jerzy Grotowski. A Dança dos Ventos, a Antropologia Teatral, a Biomecânica, a irradiação, as entidades xamânicas e o imaginário dos Orixás fazem parte do processo na construção e reconstrução dos nossos trabalhos.

Com o espetáculo “Cordel do Amor Sem Fim” o grupo cumpriu temporadas no Recife e participou dos principais festivais internacionais e nacionais de teatro do Brasil como: FILO (PR), Brasília Cena Contemporânea (DF), POA (RS), Festival BNB de Artes Cênicas (CE), Bienal Nacional Potiguar de Teatro (RN), Janeiro de Grandes Espetáculos (PE), II Festival Sergipano de Teatro (SE), Festival do Riso (PB), Palco Giratório (PB e PE) e FITA (RJ).É detentor de 16 indicações e 08 prêmios dentre eles melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor ator, melhor sonoplastia, melhor direção e melhor cenário. E em 2011 o grupo foi contemplado com 02 prêmios nacionais pela FUNARTE são eles: Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2012 e Prêmio Procultura de Estímulo ao Teatro 2010 ambos possibilitaram a circulação do espetáculo Cordel do Amor Sem Fim por 05 Estados e 20 cidades banhadas pelo rio São Francisco. Além das apresentações nessas comunidades o grupo realizou oficinas de improvisação e interpretação teatral para jovens e adultos.

Em março de 2012 o grupo foi selecionado para o FLAAC - Festival Latino Americano e Africano de Arte e Cultura em Brasília (DF) através do solo do diretor Samuel Santos, "Navio Negreiro - Pelas Perspectivas dos Orixás" que também participou com o solo em Pernambuco e Sergipe.

No ano de 2014 o grupo faz o solo “O Desconhecido” da obra de Nelson Rodrigues com intepretação de Samuel Santos e direção de Agrinez Melo e Naná Sodré dentro do projeto Espaço Fiandeiros - Dramaturgia Pernambucana. Também em 2014 o grupo estreia com a Lei de incentivo as Artes Cênicas de Pernambuco o espetáculo “Anjo Negro” de Nelson Rodrigues, participa do Festival Internacional Janeiro de Grandes Espetáculos e as atrizes Naná Sodré e Agrinez Melo ganham juntas os prêmios de melhores atrizes coadjuvantes de 2013.

O grupo nesse momento ensaia o espetáculo “Ombela” texto escrito pelo angolano Manuel Ruy e ganhador do Prêmio Myriam Muniz 2012 na categoria Montagem de Espetáculos, o mesmo estreará em Novembro do ano corrente.

Na preparação de sua formação continuada em prol da sua pesquisa corporal o grupo participou na pessoa do seu diretor Samuel do encontro “A Arte Secreta do Ator 2012 – Brasil” com Eugênio Barba e Julia Varley em DF e todo o grupo vivenciou a oficina "Dentro da Maneira do Ator"- com Lina Della Rocca(Teatro Ridotto-Itália) também em 2012; Em 2013 - Oficina “A Ponte dos Ventos com Iben Nagel Rasmussen e Tatiana Cardoso”, Oficina de Biomecânica com o prof. Doutor Érico José e na pessoa da atriz Naná Sodré participou do VI Masters-in-Residence com EUGENIO BARBA e JULIA VARLEY-EDIÇÃO COMEMORATIVA - O Diálogo das Técnicas ainda em 2013.E nessa residência a partir do material apresentado pela atriz Naná Sodré foi construído o solo intitulado “A Receita” e o mesmo estreará no dia 06 setembro, no espaço do referido grupo.

Serviço:
ESPAÇO O POSTE
Rua da Aurora ,529
Atrações – A Receita e Isaar
Hora 21hs

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...