
As unidades básicas de saúde mais próxima das escolas irão até aos estabelecimentos de ensino para vacinar meninas de 11 a 13 anos, que já tomaram a primeira dose.
A vacinação é feita em três doses (a segunda é ministrada seis meses após a primeira, concluindo-se o ciclo com uma dose de reforço cinco anos após a aplicação da dose inicial) e protege as meninas contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os dois últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero.
Foi nesse ano de 2014, que o Sistema Único de Saúde (SUS) lançou a campanha nacional. É preciso entender que a vacinação é uma ação preventiva.
O HPV é a DST mais freqüente, cerca de 50% da população sexualmente ativa vai entrar em contato com o vírus em algum momento da vida. No mundo todo acredita-se que, aproximadamente, 30 milhões de pessoas tenham verrugas ocasionadas por HPV, aproximadamente ,10 milhões de mulheres tenham lesões intra epiteliais de alto grau no colo uterino e 500 mil casos de câncer do colo uterino.
ASCOM
0 Comentários